TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTA SUPERVISIONADO OBRIGADO

Trabalho Escolar: ESTA SUPERVISIONADO OBRIGADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina:

Prof. EAD:

MARIA LUZENIR CUNHA LIMA R.A 358783

MIGUEL CONSTATINO BORGES R.A 378930

NILDA DE JESUS PAES R.A 365054

Barra do Garças - MT

2013

MARIA LUZENIR CUNHA LIMA R.A 358783

MIGUEL CONSTATINO BORGES R.A 378930

NILDA DE JESUS PAES R.A 365054

Atividade Práticas Supervisionadas

Disciplina:

Prof. EAD:

Atividades Práticas Supervisionadas apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Recrutamento e Seleção para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Barra do Garças - MT

2013

INTRODUÇÃO.

O trabalho exposto nas páginas seguintes tem por objetivo demonstrar a importância da auditoria hospitalar, levando ao conhecimento do leitor que na era da complexidade dos mercados competitivos e globalizado a gestão hospitalar exige conhecimento para tomada de decisão em áreas cada dia mais técnicas, como em ciências políticas, em economia, em finanças e teorias organizacionais, incluindo comunicação e relacionamento humano.

A produção do presente estudo visa atender as etapas da ATPS, como também aprimorarmos nossos conhecimentos acadêmicos a respeito do assunto. Por meio deste ampliamos a gama de idéias e inovações sobre a importância da Auditoria Hospitalar

RESOLVENDO ATPS

2 A partir do que você leu, e contando com o apoio dos conteúdos da disciplina e do Livro-Texto da disciplina (PLT 454, referenciado ao final desta ATPS), construir um texto, de até três páginas, sobre a atividade a seguir:

2.1 Analisar a situação exposta e definir quais ações devem ser implementadas nesta Instituição.

2.2 Explicar de que forma os médicos poderão ser envolvidos efetivamente no processo.

1. PRODUÇÃO TEXTUAL

A IMPORTANCIA DA AUDITORIA MEDICA NA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

É de suma importância o processo de formação para compreender a fundamental participação da equipe medica no processo de auditoria hospitalar nas ações desenvolvidas voltadas para a obtenção da acreditação hospitalar, onde este pode atuar com autonomia em sintonia com ações executadas pela equipe interdisciplinar.

Há mais de uma década, os serviços de saúde dos países desenvolvidos estão sob forte pressão, não apenas pelo aumento dos custos, mas principalmente pelas enormes injustiças dos sistemas de saúde que não conseguem proporcionar um acesso eqüitativo.

Um dos grandes desafios para o gestor hospitalar no processo de acreditaçao hospitalar que se impõe na atualidade consiste na busca de um equilíbrio entre as forças de mercado e as necessidades sociais, o corpo médico, conjugando um composto de ações e atividades que possibilitem uma melhoria dos serviços de saúde, que devem ser prestados com eqüidade e custo socialmente aceitável (QUINTO NETO, 2000).

Para vencer esse desafio, torna-se uma exigência a incorporação de modificações substanciais, visando enfrentar a insuficiência dos sistemas de saúde. Quando se analisa os fatores que comprometem a eficiência do setor de saúde, evidencia-se que a falta de planejamento permite a existência de instituições que freqüentemente carecem de condições mínimas de funcionamento, e não respondem às necessidades reais da população. Essas instituições oferecem serviços que não possuem padrões mínimos de qualidade (QUINTO NETO, 2000, p.77).

Percebemos na fala do autor acima, que para vencer esses desafios o gestor hospitalar deve estar preparado, trabalhando um planejamento junto com sua equipe médica, como exemplo do texto, o gestor nomeou a equipe medica como responsável pela auditoria hospitalar, e dessa forma o gestor conseguir driblar todos os obstáculos.

Os sistemas de acreditação se colocam como uma referência de garantia da qualidade assistencial para a sociedade como um todo, uma vez que exibem uma indicação objetiva que as organizações de saúde se encontram em conformidade com determinados padrões, fato que torna menos provável a ocorrência de erros e resultados adversos que prejudicam os usuários e criam uma situação de insegurança na população em geral (QUINTO NETO, 2000).

O ambiente competitivo no qual os hospitais estão inseridos requer a concepção e desenvolvimento de técnicas, de informação, voltado para o processo de gestão hospitalar, apoiando em um modelo de mensuração de resultados que atenda as necessidades informativas específicas de cada gestor e demais usuários.

Para que os hospitais sobrevivam no ambiente econômico atual e competitivo, é de extrema importância a otimização dos resultados alcançados pelas áreas, como forma de canalizar os esforços individuais, transformando os resultados do hospital como um todo e atingindo os objetivos traçados pelos gestores.

A atividade de auditoria hospitalar tem se destacado como instrumento de gestão e fiscalização mais adequado às necessidades de gerenciamento das informações no ambiente hospitalar, sendo considerada como uma área da empresa que fornece ao processo decisório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com