TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILO DA LIDERANÇA

Trabalho acadêmico: ESTILO DA LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

ESTILOS DE LIDERANÇA

RESUMO

A busca por padrões de excelência dentro das empresas exigem cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança, visto que estes exercem uma forte influencia nos resultados, colaborando diretamente para o fracasso ou sucesso da organização. Objetivou-se nesse estudo definir a liderança e a chefia, entendendo quais os principais estilos de liderança presente nas instituições e seus efeitos diante da equipe de trabalho. Para isso realizou-se pesquisa bibliográfica feita em livros e consulta de periódicos, onde se observou três estilos de liderança predominantes, sendo o autocrático, o democrático e liberal. Observou-se que nenhum dos estilos apresentados é integralmente eficiente em todas as situações e que se deve adotar determinado estilo conforme o contexto, buscando sempre a melhor solução. Deve-se lembrar também que liderados também influenciam lideres e que a cooperação entre todos os membros da equipe é que traz ótimos resultados para a empresa.

Palavras-chave: Empresa; Estilo; Liderança.

2

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a sociedade tem vivenciado inúmeras transformações de ordem econômica, social e tecnológica. Diante desse cenário, adaptar-se a uma nova ordem social não é só uma necessidade, mas sim uma questão de sobrevivência.

A busca por padrões de excelência de qualidade, a redução de custos e a alta competitividade exigem cada vez mais dos profissionais que ocupam cargo de liderança, pois estes exercem forte influencia nos resultados do negócio.

Quando se falava em liderança no passado, tínhamos em mente um padrão autoritário, que instituía regras e ações, uma liderança autocrática. Porém atualmente, a palavra liderança está associada ao sucesso, ao poder de influenciar as pessoas para o alcance de objetivos. Se antes atuava como comandante dominador, hoje se adota o papel de educador, sua arma não é mais o controle, o poder da hierarquia, mas o encorajamento, o desenvolvimento e a motivação da equipe.

Atualmente as empresas estão se preocupando mais com o nível de motivação e satisfação de seus empregados, não somente pelo seu bem estar, mas pelo que isto pode trazer em termos de resultados positivos para a empresa. Funcionários motivados e comprometidos com o seu trabalho podem alavancar os lucros e o sucesso da organização.

Liderar é mais do que ter autoridade, é influenciar a atitude do outro para atingir objetivos, é levar os outros a segui-lo porque representa um referencial, ou seja, porque gostam dele, o admiram e o respeitam, porque acreditam que este líder possui conhecimento e competência, capaz de ajudá-lo em seu desempenho.

3

Um líder deve mostrar entusiasmo na atividade desempenhada e nas conquistas da equipe. Um líder desanimado ou que não reconheça o avanço da equipe, não inspira os outros e nem comemora resultados, logo deixa de ser exemplo.

A falta de lideres nas organizações não se deve pela falta de profissionais, incompetência ou medo, mas sim pelas idéias ultrapassadas sobre a liderança. O líder atual deve ser dinâmico, empreendedor, ousado, flexível e acima de tudo, que tenha um bom relacionamento com seus colaboradores.

Neste sentido, o objetivo do trabalho é explanar os estilos de liderança presentes nas organizações e seus efeitos dentro da equipe de trabalho.

Para isto realizou-se uma pesquisa bibliográfica feita em livros e consulta de periódicos disponibilizados na internet.

1 LIDERANÇA E SEUS CONCEITOS

As funções de um líder dentro de uma instituição passaram por diversos momentos; até os anos 60 sua função era exercer controles mecânicos; ele era responsável por controlar seus funcionários dentro da empresa. Porém este modelo sofreu algumas alterações, principalmente pelo aumento da concorrência, que fez com que as instituições buscassem funcionários aplicados e líderes que os estimulassem a alcançar suas metas, mantendo um bom resultado para a empresa (PONTES, 2008).

Para Sobral (2008), a liderança é um conceito controverso e de difícil definição, e isto se confirma pelo grande número de teorias apresentado por diversos autores.

4

Hersey e Blanchhard (1986) descrevem a liderança como uma técnica de influenciação das atividades de uma pessoa e/ou equipe para a consecução de um objetivo numa situação.

Seguindo a mesma linha das definições anteriores Montana e Charnov (2000) entendem que a liderança é um processo pelo qual um indivíduo entusiasma outros, a alcançar os resultados esperados.

Chiavenato (1994, p. 147) entende que:

A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Podemos defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. ”[...] a liderança é um tipo de influenciação entre pessoas: [...] na qual uma pessoa age no sentido de provocar o comportamento de uma outra, de maneira intencional.

Ainda, Bergamini (1994) aponta dois aspectos comuns definições de liderança: ela está ligada a um fenômeno grupal, que envolvam duas ou mais pessoas e; fica evidente tratar-se de um processo de influenciação exercido de forma intencional por parte dos líderes sobre seus liderados. Portanto, não existem líderes sem seguidores.

Para Hunter (2006), liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las para trabalharem entusiasticamente a serviço de um objetivo, fazendo com que se empenhem ao máximo nessa missão.

Tannenbaum, Weschker e Massarik apud Bergamini (1994) citam que a liderança é um intercâmbio entre pessoas na qual uma delas apresenta a informação de certa uma forma, que os outros se tornam persuadidos de que seus resultados serão melhorados, caso se comporte do modo sugerido.

5

Líderes são agentes de mudança, na medida em que seus comportamentos afetam os comportamentos de outros indivíduos. (BASS, 1990 apud SILVA, 2006).

Porém Bennis e Nannus (1988, p. 15), ao articularem sobre o assunto, propõem que os lideres são aqueles que “delegam poder aos empregados, a fim de que eles procurem novas maneiras de atuar”.

Mas afinal, quais características formam um líder? Como um segundo momento no estudo sobre a liderança os estudiosos passaram a tentar identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com