TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Universitário: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA. 4

2.1.1 Identificação da empresa e os produtos. 4

2.1.2 Os clientes da empresa. 4

2.1.3 O consumidor. 5

2.1.4 Revisando os preços. 5

2.1.5 A interferência da inflação 5

2.1.6 Os pontos importantes na definição dos preços 5

2.1.7 Quais as formas que a empresa usa para pagar seus fornecedores? 6

2.1.8 Concorrentes e suas estratégias de vendas 6

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS. 6

2.2.1 Analise das estatísticas e detalhando as ferramentas da empresa. 7

2.3 TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE .7

2.3.1 O porte da empresa .7

2.3.2 Política pública de que a empresa se vale. 7

2.3.3 O impacto da empresa no Município. 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O Administrador está diante de um ambiente competitivo, marcado pela era do conhecimento e informações que estão surgindo a cada dia, diante de um ambiente empresarial. A administração é uma ciência nova que está em evolução e que procura entender os fenômenos organizacionais. Os conhecimentos funcionam como pontos de referência para a compreensão desses fenômenos e como base para o desenvolvimento de habilidades, sendo fundamentais para o bom desempenho do administrador.

Entender as ferramentas administrativas, através de conceitos e teorias aplicáveis a administração das empresas no ramo financeiro, ético, político e social, e faz com que o conhecimento seja a ferramenta principal na aplicação das técnicas abordadas.

Uma loja que se preocupa com o cliente, antenada com as tendências de cada estação. Forma de pagamento parcelando em todos os cartões e crediário próprio, e no treinamento dos seus funcionários para melhor atendimento.

2 DESENVOLVIMENTO.

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.

2.1.1 Identificação da empresa e os produtos.

A *****************, esta situada no, centro de **********, é uma rede de peças de roupas e calçados, que foi inaugurada em 2000. Ela foi formada pela proprietária que resolveu abrir um comércio dos segmentos de peças de roupas, algo que com o passar do tempo acabou resultando um bom negócio, visto isso, viu-se a necessidade de ampliar os seus negócios resultando em boa reforma para dar suporte aos seus clientes. A empresa em questão possui uma equipe altamente qualificada e competente, que tende a obter resultado satisfatório á organização.

2.1.2 Os clientes da empresa.

Devido aos produtos serem de um valor maior , pois possuem uma qualidade superior aos vendidos na demais lojas , seu alvo principal são mulheres com o poder aquisitivo maior. Pois até mesmo com a última crise financeira mundial e o longo período de estiagem que acabou com as lavouras nos últimos anos, Empresa têm conseguido se manter competitiva, apesar da grande concorrência tem mantido seu volume de vendas estável. Sua estrutura organizacional atribui responsabilidade por uma função, dividindo-se em: vendas, caixa, administração e presidência.

A ***************** é uma empresa de pequeno porte segundo os critérios do SEBRAE. São 03 funcionárias que são distribuídas da seguinte forma: uma nas vendas, uma no caixa, uma na administração e a proprietária na presidência.

2.1.3 O consumidor.

A organização é composta por pessoas e estas têm um papel importante no desempenho da mesma, que possui clientes que tem preferência por certos tipos de produtos e até mesmo outros tipos de marcas, elas: blusas, camisetas, calças, shortes, vestidos e outros. E quando os preços desses produtos sobem esses indivíduos procura outra marca e gastam em média de 30 a 40% de sua renda nos produtos da loja, e com seu poder legítimo a organização tem formas e prazo para pagamento, bem acessíveis onde se compra com entrada mais três vezes, pois a mesma possui crediário próprio.

Uma boa comunicação é muito importante, pois além de facilitar a ordem eo funcionamento da empresa. É através dela que os funcionários da Loja ***************** compreendem qual a missão, a visão e os objetivos da organização. E as formas utilizadas pó ela se comunicar.

2.1.4 Revisando os preços.

Na Loja *****************, o dono ou o presidente é sempre quem dá a palavra final nas questões que estão para ser resolvidas. Até na regulamentação de seus preços e assim pode tomar decisão se deve manter ou aumentá-los talvez essa seja a melhor forma para melhorar, já que seus funcionários priorizam a excelência na qualidade do serviço, seja na qualidade das vendas, informação e atendimento ao cliente, já que decidem seus valores de acordo com as compras de seus produtos.

2.1.5 A interferência da inflação

Sabemos que a economia tem influência bastante significativa sobre as empresas; e com embasamento nela notou-se que as medidas econômicas causam sim interferências e a principal delas é a inflação, e o impacto causado por ela é tão grande que possibilita o aumento generalizado dos preços resultando na perda de compra e venda de seus produtos.

2.1.6 Os pontos importantes na definição dos preços

E um dos pontos considerados importantes para a definição dos preços é o valor de mercado e o preço de compra, isso por que, ele tem que se adequar ao corrente. E para sanar seus pagamentos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com