TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: Análise Organizacional

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JOSIANE DOS SANTOS DE SOUZA

ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Análise Organizacional

Candeias

2018

JOSIANE DOS SANTOS DE SOUZA

Projeto apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial de nota da disciplina: Gestão De Serviços.

Profº Bruno Miranda T de Albuquerque

Candeias

2018

                                                       

Prezado.

     Considerando a situação solicitada, venho através deste documento, informar que A Preferida Indústria e Comércio S.A. trata-se de uma empresa tradicional com quase um século de história e uma situação financeira considerada estável para os padrões nacionais, porém cumprindo o papel para o qual fui designado venho trazer propostas para a inovação e a inserção da referida empresa no mercado internacional.

     Para aumentar a eficácia organizacional uma vez que temos como objetivo a efetiva atuação no mercado internacional, faz se necessário à especialização de cada setor da empresa e a criação de outros.

     Primeiramente começamos com a maior de todas as mudanças que é a abertura do capital da organização, bem como a mudança na sua denominação deixando de ser uma empresa tradicional para se tornar uma empresa contemporânea. Para muitos autores a teoria tradicional, onde as organizações eram vistas como sistemas fechados dos quais, eficácia e sucesso, dependiam do desenvolvimento das operações internas, sendo realizada tarefas e metas organizacionais estáveis.

     Os ambientes organizacionais contemporâneos têm se tornado menos benigno, mais complexos, mais inter-relacionados e mais dinâmicos, sob o ponto de vista de Mohrman & Morhman (apud MITROFF, 1998). As empresas deixam de viver em um ambiente passivo, previsível e passam a atuar em um mercado cuja capacidade de analisar, predizer e controlar as organizações, são substituídas por um ambiente imprevisível, incerto e até mesmo incontrolável.    

     Para a implementação destas grandes mudanças será necessário uma transformação na estrutura organizacional, inclusive com a admissão de profissionais da área administrativa com expertise e experiência em mercado internacional. Para tanto, sugiro a criação de duas novas diretorias, Diretoria de comercio exterior que ficará responsável por toda a estratégia de internacionalizar a empresa e a Diretoria de marketing que juntamente a Diretoria de produção são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, ao passo que a capacidade de adaptação dos produtos nacionais às necessidades externas é imprescindível. Nesse sentido, deve a organização ser capaz de entender as necessidades e mover-se de maneira competitiva a fim de atender à demanda.

Em seus estudos, Keedi (2008) destaca que as dificuldades enfrentadas pelas empresas para inserirem-se no mercado externo estão relacionadas ao idioma, variação dos fatores de produção, aumento dos custos logísticos devido à distância entre os países e a disparidade entre as moedas uma vez que as divisas recebidas devem ser convertidas em moeda nacional.

.

.

REFERÊNCIA:

http://investidoremvalor.com/empresa-de-capital-aberto/ (consultado em 2018)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_de_capital_fechado (consultado em 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com