TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas e Processos Organizacionais Analise Organizacional

Por:   •  10/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Estruturas e processos organizacionais

ABRAÃO DE SOUSA PARANAGUÁ

Análise organizacional

SALVADOR

2020

Análise organizacional

Diante do exposto, a empresa demonstra estar baseada num modelo tradicional de estrutura organizacional, mas que também apresenta pontos do modelo moderno e contemporâneo.

 Caracterizada por uma estrutura tradicional e com hierarquia familiar, a empresa aparenta ter: uma não profissionalização dos principais cargos administrativos da empresa, departamentalização e participação de mais de uma pessoa no processo decisivo, este último indicando uma característica moderna de modelo.

 Já a delegação de responsabilidades e a visão global, atuando no mercado internacional mesmo que de forma insignificante, mostra características do modelo contemporâneo.

Podemos concluir que a empresa é predominantemente tradicional, mas apresenta características de outros modelos, demonstrando uma evolução e melhora na busca de um perfil mais atual para implementação de processos que tornem a empresa capaz de alcançar maiores objetivos e principalmente a consolidação no mercado internacional que é o principal objetivo da mesma.

Analisando a estrutura atual da empresa e buscando uma maior eficácia organizacional, precisamos nos atentar para alguns fatores que precisam ser mudados para atingir a excelência e consequentemente os objetivos da empresa.

Inicialmente adotaremos mudanças na parte administrativa, definindo os cargos de acordo com a especialidade de cada colaborador, buscando a profissionalização da empresa, inclusive dos integrantes das duas famílias. Será definida, através de um fluxograma, a estrutura organizacional da entidade para que todos saibam claramente como funcionará o fluxo de informações e as tomadas de decisões. Além disso uma melhor gerencia das equipes de trabalho, buscando a qualidade da cultura e do ambiente organizacional.

Após essas definições e a melhora da estrutura organizacional, começaremos os processos para a busca do objetivo atual da empresa que é a consolidação no mercado internacional. Estabeleceremos, em conjunto com a alta cúpula da administração, o ciclo de planejamento, organização, direção e controle e os processos de input e output.

Para um maior aporte financeiro e também crescimento da empresa, será colocado como sugestão a abertura do capital da empresa. Com isso teremos a participação de acionistas e consequentemente um maior poder financeiro para atuar num novo mercado-alvo. Por fim e independentemente da adoção ou não dessa indicação, implementaremos o modelo “milk run” e a exportação indireta para alcançar mais mercados internacionais de forma segura e com controle de gastos.

Referencias:

Estruturas Organizacionais Tradicionais. blogpegg, 2012. Disponível em: < https://blogpegg.wordpress.com/2012/02/24/estruturas-organizacionais-tradicionais/ >. Acesso em:04/06/2020.

As estruturas organizacionais e gerenciamento de projetos. Itmplatform, 2015. Disponível em: < https://www.itmplatform.com/br/blog/as-estruturas-organizacionais-e-gerenciamento-de-projetos/ >. Acesso em:04/06/2020.

ICOTERMS. Disponível em: < http://novairmov.pt/data/documents/incoterms-2010.pdf>. Acesso em: 04/06/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (263.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com