TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETUDODE CASO MC DONALDS

Por:   •  31/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

                  Centro Universitário Carioca

Ana Carolina Lira

Daniela Arantes

Mariana Liberman

Estudo de Caso

McDonald’s

Rio de Janeiro

2015

Ana Carolina Lira (2014101881)

Daniela Arantes (2014102732)

Mariana Liberman (2014101734)

Estudo de Caso

McDonalds

 

Atividade prática supervisionada solicitada pela professora Priscila Fernandes da matéria de Simulação Empresarial.

     

RIO DE JANEIRO

2015

Estudo de caso

1 - Introdução:

               Uma empresa de Fast-Food, McDonald’s destacou-se entre as grandes redes de restaurante no país e tornou-se um exemplo de franquia de sucesso. Ao longo dos anos, conseguiu se envolver na cultura brasileira com o habito de comer hambúrguer de maneira rápida, sem perder tempo e ainda com viver com as nossas particularidades harmoniosas.

              A empresa teve sua liderança no mercado por muito tempo sem enfrentar grandes dificuldades, uma vez que o mercado de fast-food não haviam grandes e pesados concorrentes. Mas hoje em dia o crescimento nesse tipo de mercado está evoluindo cada vez mais.  

 2- Objetivo da atividade:

          Averiguar como ocorrer a gestão de pessoas dentro dessa empresa de fast-food no Brasil. Disponibilizando os melhores serviços e produtos para que assim se torne a melhor nesse ramo de atividade.

3- Analise ambiental:

Ambiente geral

  • Socio-cultural – realizar uma pesquisa pelo instituto Qualibest, com 2.097 pessoas na faixa etária de 19 á 29 anos, um dos grandes públicos de consumidores de fast-food, quais os fatores preponderantes para motivar a ida a um restaurante fast-food.
  • Econômico – O mercado de fast-food movimentou R$ 55 bilhões, deve crescer a um ritmo de 56% até 2016, seguindo consultoria Euromonitor. Nesse cenário, as principais redes de franquias de alimentação no Brasil, hoje com 3,1 mil lojas, já tem plano de quase dobrar de tamanho, com inauguração de mais de 2,5 mil unidades. Gerando cerca de 90 mil empregos em todo país.
  • Político Legal – Publicidade Brasileira e o McDonald’s: O projeto de uma lei, pedir a regulamentação de alimentação não saudáveis destinados crianças. McDonald’s foi obrigado a disponibilizar para o consumidor a tabela nutricional dos alimentos nas embalagens.
  • Demográfico – Uma pesquisa realizado pelo IBGE, apresentou um aumento importante numero de crianças de 5 e 9 anos acima do peso. McDonald’s está presente em cerca de 120 países através de 31mil pontos de vendas.

Tecnológico – *Grande contribuição para agilidade do atendimento, da produção e da qualidade dos produtos. *Pedido pela internet. *Pagamento eletrônico através de diversas bandeiras, em cima das lojas e nos quiosques.

  • Físico- natural : *Programa de coleta seletiva. *Os restaurantes contam com lixeiras que possibilitam o descarte separados de resíduos. *O uso de materiais orgânicos para resto de comidas. *Papel e Plástico para todas as embalagens que podem ser reciclados.

 Ambiente Operacional

  • Concorrente – Diretos: Bob’s, Burguer King

                                      Indiretos: Subway

  • Novos entrantes: Domino’s pizza, Spoleto, KFC
  • Substitutos: Subway, Pizza Hut, Habib’s
  • Fornecedores: Coca - Cola, alface americana, Sadia, fornecedores de batata (McCain), Walt Disney, Nestlé
  • Mercado Consumidor: Líder no segmento de fast-food. Numa sociedade capitalista a estratégia é a melhor opção na hora de lidar com as finanças.

           Os números das franquias cresce 12% ao ano e consegue movimentar cerca de R$ 4 bilhões.

Ambiente interno

  • Cadeia de Valor: Atividade de suporte: RH, infraestrutura, tecnologia, compras.   Atividade primarias: Logística interna, operação, logística externa, marketing, venda pós venda.  
  • Pontos Fortes: imagem da marca, formação dos colaboradores, localização das lojas, rapidez no atendimento, produtos certificados.
  • Pontos fracos: Produtos muito calóricos, custo de formação, turmover elevado.

4- Caso do McDonalds

A chegada do Mcdonalds no Brasil obteve sucesso devido a quatro fatores principais: concentração de esforços em uma única atividade, ênfase na gestão de pessoas, administração descentralizada e fornecedores trabalhando em parceria. Essa empresa está presente em 137 cidades brasileiras e distribuídas em 21 estados, com cerca de 1.407 pontos de vendas.

Foi criada uma escola chamada Universidade do Hambúrguer, para treinar seus funcionários e oferece 40 cursos incrivelmente concorridos. Não ensina a fritar batatas ou montar um Big Mac. Seu foco principal é a administração do negócio. A unidade Brasileira se encontra em Barueri, na região metropolitana de São Paulo e treinam 57 mil pessoas.

A filosofia do Mcdonalds emprega que para se relacionar com o cliente é preciso que o funcionário tenha um profundo conhecimento de cada produto e de todas as áreas de restaurante. Dessa maneira, o sistema de treinamento exige que o colaborador seja preparado para atuar em qualquer setor dentro da empresa.

Alternativas:

        O “Job rotations”, é a maximização do aproveitamento do funcionário dentro da empresa. Neste processo, o funcionário passa por várias áreas, a fim de conhecer todos os processos atividades e especificidade de cada área. E a partir desse método, o Mcdonalds determina que cada funcionário fique apenas duas horas em cada função, depois desse período ele é transferido para outro posto.

  • Ponto Forte: O funcionário se torna um profissional completo, aprendendo na pratica como funcionam todos os setores da empresa. Para que quando estiver em seu departamento definitivo, saberá como ocorrem as atividades nos setores e podendo desempenhar suas funções de uma excelente.
  • Ponto Fraco: Esse método pode prejudicar os funcionários, pois age de uma forma generalizada. Pode ser uma experiência ruim para os funcionários, pois quando ele começa a se adaptar a um setor é obrigado a deixa-lo, interrompendo o aprendizado.

SOLUÇÃO: Sobre o Job rotations, poderia permanecer esse método mas com a proposta de mudança de função de mês em mês para que o funcionário consiga usufruir e aprender por completo determinada função. E os funcionários que se destacam em determinada função ficarão responsavel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com