TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidaria

Ensaios: Economia Solidaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência de criação e organicidade do Banco Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de São Miguel do Gostoso – Banco Solidário do Gostoso, cuja sede está situada na Comunidade de Tabua, no município de São Miguel do Gostoso-RN. A metodologia contemplou uma pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários com os moradores da Comunidade Tabua e com os educadores/as da AACC – organização que acompanha a comunidade. No desenvolvimento do trabalho foi identificada uma realidade de experiência como serviços financeiros solidários em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária. É importante ressaltar que os resultados realizados foram avaliados durante o processo de intervenção, de acordo com o tema escolhido. O banco comunitário envolverá empreendimentos da economia solidária de comunidades rurais e comunidade urbana (apicultores e apicultoras, artesãos e artesãs, pescadores e pescadoras, agricultores familiares, feirantes da Feira Agroecologica e de Economia Solidária do município), além dos comerciantes do município, jovens, associações, núcleo da Rede Xique-xique, prestadores de serviços e população local. Essa experiência de economia solidária busca promover a participação das mulheres na construção e organicidade do banco solidário do Gostoso, como também fortalecer o banco comunitário na comunidade.

Palavras-chave: Economia Solidária; Finanças Solidárias; Banco Comunitário

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência de criação e organicidade do Banco Comunitário de Desenvolvimento Sustentável de São Miguel do Gostoso – Banco Solidário do Gostoso, cuja sede está situada na Comunidade de Tabua, no município de São Miguel do Gostoso-RN. O trabalho monográfico é resultado do Estágio Supervisionado em Serviço Social, realizado na Associação de Apoio as Comunidades do Campo – AACC e teve como intervenção o acompanhamento do processo de construção, organização, dinâmica e funcionamento do Banco Solidário do Gostoso.

A monografia tem como objetivos específicos analisar a participação das mulheres no Banco Solidário do Gostoso; analisar a participação das mulheres na economia solidária, com ênfase na experiência do Banco Solidário do Gostoso; discorrer sobre a experiência do estágio supervisionado no Banco Comunitário/AACC, em São Miguel do Gostoso.

A metodologia contemplou uma pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários com grupos de jovens, mulheres, e a Associação da Comunidade Tabua e com os educadores/as da AACC, organização que acompanha a comunidade.

A Comunidade de Tabua localiza-se no município de São Miguel do Gostoso, distante 8 km da sede, recebeu esse nome pela grande quantidade de Tabua (planta típica da região), igualmente ao restante do município, sua economia é voltada para a agricultura familiar. Foram muitos os conflitos e movimentos na região. Na década de 1980 os moradores atravessaram um grande momento de conflito na luta pela posse de suas terras. A luta pela terra mobilizou os trabalhadores/as rurais, sindicatos e movimentos sociais em um conflito com grupos econômicos do município, foi um acontecimento histórico para os trabalhares(as) pela coragem e determinação.

A comunidade teve apoio e assessoria do Serviço de Assistência Rural – SAR - Arquidiocese de Natal e do Centro de Educação e Assessoria Herbert Souza, que trabalhou junto com a comunidade na luta por direitos, incentivando o trabalho em conjunto. A partir dessas lutas, os moradores, o grupo de mulheres e jovens continuou sua organização política para ampliar seus direitos, entre eles esta a busca por projetos de geração de renda, algo que beneficiasse a pesca e agricultura, que já era a economia local. Através do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor – PAPP conseguiu-se projetos e financiamentos para a construção da fábrica de doces da comunidade, trazendo melhorias, oportunidades e organização social para os moradores, fazendo um redesenho de novos atores na comunidade.

Atualmente residem cerca de 100 famílias na comunidade, onde parte desenvolve a mandiocultura, além de trabalhar na apicultura, no plantio de sequeiro (feijão e milho), no abacaxi, na fábrica de polpa e doce, na produção de bolos, no artesanato, na cajucultura e nas hortaliças agroecológicas. (AACC, 2012)

É importante ressaltar que as discussões sobre a criação do Banco Comunitário surgiram a partir de uma articulação entre a Associação de Apoio as Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte – AACC-RN e a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial (ITES) da Universidade Federal da Bahia-BA (UFBA).

Desse momento inicial foi agendada com a incubadora uma apresentação do Projeto Rede Nordeste de Bancos Comunitários de Desenvolvimento, na sede da AACC, sendo posteriormente apresentado na reunião do Fórum de Participação Popular nas Políticas Públicas de São Miguel do Gostoso – FOPP, isso no mês de setembro de 2011. Dessa apresentação, o FOPP concluiu que seria uma grande oportunidade para o município de São Miguel do Gostoso a implantação de um Banco Comunitário, a fim de desenvolver e fortalecer a economia local.

O FOPP tem como característica a articulação de associações, grupos, sindicatos e entidades que atuam em um determinado município, com a finalidade de lutar pelo desenvolvimento local sustentável. Para isso, reúne-se mensalmente para discutir e planejar sua participação e intervenção de forma organizada nas políticas públicas.

Observa-se que na região encontra-se um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH – 0,566 (IBGE, 2010), sendo o banco uma das oportunidades esperadas para melhorar o quadro atual, daí a importância de projetos produtivos e de economia solidária.

O banco solidário servirá de fonte de informação e pesquisa acadêmica para as organizações e movimentos sociais, bem como o reconhecimento da comunidade Tabua, de sua história e lutas. Ao mesmo tempo em que propiciará informações na temática de economia solidária e finanças solidárias, cujo foco é o Banco Solidário do Gostoso. A criação e organização do mesmo leva-se em consideração a realidade do município com 8.670 habitantes (urbano 4.127 e rural 4.532) e localização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com