TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Solidaria

Trabalho Escolar: Economia Solidaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  3.982 Palavras (16 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 16

ECONOMIA SOLIDÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PARA O CASO DA COOPERATIVA DE PANIFICADOS DOM JOSÉ GOMES

Raquel da Silva

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

E-mail: rakysilva@unochapeco.edu.br

Deise Maria Bourscheidt

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

E-mail: deiseeconomia@unochapeco.edu.br

Liro Sebaldo Wickert

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

E-mail: liro@unochapeco.edu.br

Resumo

A Economia Solidária consiste em uma forma de organização alternativa ao modo capitalista de produção, sendo que os participantes desse tipo de empreendimento trabalham com base na autogestão. Ela vem se expandindo a partir da década de 1990, dando a origem à associações e cooperativas, que visam se organizar de modo alternativo ao modo capitalista de produção, trabalhando de forma cooperada, solidária e sob os preceitos da sustentabilidade. Mesmo não tendo com objetivo principal o lucro, a importância da análise econômica neste tipo de empreendimento deve ser considerada, pois as divergências em decorrência de problemas financeiros costumam ser um entrave para a boa convivência dos grupos. O destino dos rendimentos provenientes da atividade deve ser discutido de maneira conjunta pelo grupo e estes podem ser distribuídos entre os componentes do grupo ou então reinvestidos, no intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Neste contexto, este estudo objetivou destacar a importância da análise econômica em empreendimentos solidários, como forma de aumentar o rendimento, a transparência e minimizar problemas junto aos associados ou cooperativados. Deste modo, foi realizado um estudo de caso da Panificadora Dom José Gomes e observou-se muitas fragilidades no controle financeiro da empresa o que auxiliou na dissolução da entidade. O fato de a panificadora não ser a principal fonte de geração de renda da maioria dos associados acabou relegando o controle de gastos a segundo plano, o que se tornou um empecilho à viabilidade do empreendimento, não apenas pela falta de dinheiro que acabou se tornando um problema, mas também pelas divergências que decorreram em função da falta de transparência nas informações.

Palavras-chave: economia solidária, análise econômica, transparência.

Introdução

A economia solidária tem como característica a reorganização do mercado de trabalho, diferenciando-se da forma de organização capitalista de produção, proporcionando emancipação e sustentabilidade, condenando o fluxo organizacional das indústrias no processo de poder em dominar as pessoas. Seus princípios gerais são: a valorização social do trabalho humano, satisfação plena das necessidades de todos, como elemento principal da criatividade tecnológica e da atividade econômica, busca de uma relação de troca respeitosa com a natureza e o direito à liberdade individual, resultado disso, uma única classe (SINGER, 2000).

O problema do sistema capitalista não é o lucro em si e sim o fato de ser substancialmente pouco lucrativo para a maioria das pessoas (WHITE, 1977), ratificando o crescimento contínuo da produção e não se importando com o contexto social no qual as pessoas estão inseridas.

Discordando deste modo de produção, a massa excluída pelo processo capitalista, reúne forças, retificando as atividades de trabalho não apenas para constituir renda, mas para inserir-se no meio econômico e social de hoje. Desta forma, amplia-se o número de cooperativas e associações existentes, formada por indivíduos que procuram inserir-se no mercado de trabalho, buscando uma saída para a miséria. O modo de organização destas entidades denomina-se economia solidária, uma nova forma de produzir, colher e vender (KRAYCHETE, 2006).

A economia solidária vem conquistando seu espaço em nível mundial, nacional e regional apresentando-se como uma forma de lutar para a sobrevivência, superando os obstáculos promovidos pelo capitalismo. A corrente que defende este tipo de empreendimento é formada por entidades que acreditam em uma economia justa e igualitária.

Para que esse processo não seja corrompido por fatores externos da sociedade, surgem entidades que acompanham e capacitam esses empreendimentos, realizando uma forma de troca de conhecimento para que os mesmos tenham espaços para se expandir.

O presente trabalho introduz a discussão da análise econômica para empreendimentos solidários, mostrando a importância deste estudo como forma de delinear o andamento das atividades neste tipo de organização, utilizando como exemplo uma cooperativa de panificados, a Panificadora Dom José Gomes (Panidom), que recebeu acompanhamento e assessoria da ITCP-Unochapecó (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Comunitária da Região de Chapecó).

As atividades que vêm sendo desenvolvidas pela ITCP-Unochapecó junto com empreendimentos, têm como finalidade promover a inclusão em uma economia de igualitarismo. “A chave dessa proposta é a associação entre iguais em vez do contrato entre desiguais” (SINGER, 2002, p. 9). O programa ITCP-Unochapecó tem como estrutura uma coordenação geral, docentes das áreas de Agronomia, Assistência Social, Economia, Arquitetura, Biologia, Direito, Pedagogia, Nutrição, Psicologia, técnicos Universitários e Administrativos, Bolsistas e Estagiários das mais diversas áreas do conhecimento, trabalhando o processo de incubação através do desenvolvimento de quatro etapas (FONTE):

• Pré-incubação, refere-se todas as atividades de diagnóstico, identificação das demandas, estudo da viabilidade da proposta do empreendimento para a seleção dos empreendimentos e compreensão da realidade do grupo.

• Incubação envolve a elaboração do projeto do empreendimento, desenvolvimento do trabalho de assessoria, acompanhamento, orientação e capacitações para os integrantes do grupo.

• Encerramento do processo de incubação ocorre quando o trabalho de incubação construiu um empreendimento de autonomia, onde as atividades realizadas vão sendo reduzidas até o enceramento.

• Pós-incubação, realizado após o enceramento do processo de incubação, são atividades realizadas pontualmente de avaliações e acompanhamento dos resultados.

Utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com