TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 6

Desafio
A ONG para a qual trabalha, ‘Angles of Human’, foi procurada pelo Sr. Socorro Silva que pretende com o capital de R$ 250.000,00 que recebeu de herança abrir o seu próprio negócio. Entretanto, o Sr. Socorro nunca teve seu empreendimento, sempre trabalhou como funcionário no ramo de sorvete, atuando desde menor aprendriz, passando para a área de produção até a gestão de uma sorveteria conceituada em sua cidade. A cidade em questão é considerada de porte médio e apresenta ano a ano um bom desenvolvimento econômico, industrial e comercial. Na reunião inicial para definição de diretrizes do plano de negócio o Sr. Socorro Silva informou que devido ao conhecimento e por já ter trabalhado na área por alguns anos gostaria de ter a sua própria sorveteria, com marca própria e produto diferenciado. No tempo em que esteve desempregado buscou uma série de novidades no mercado de sorvete, desde novos sabores até novos mercados. Apesar de muito animado está receoso em investir já que na cidade tem fortes concorrentes, além de não ter a certeza de que empreender seja a melhor aplicação do capital recebido.  Assim, o Sr. Socorro Silva solicitou a empresa ‘Angles of Human’ a elaboração de um Plano de Negócio e a apresentação de parceiros financeiros e de assessoria, para que possa após analisada a viabilidade do empreendimento, decidir sobre o investimento do capital recebido.

Passo 1
Identificação de uma oportunidade

Tendo em vista uma oportunidade de negócios, devemos questionar a sobrevivência dessa oportunidade.
Temos que saber interpretar o que é uma idéia e o que é uma oportunidade, sempre é bom ter idéias, porém devemos nos questionar se podemos aplicar essa idéia, se o mercado está necessitando dessa idéia, pois se não houver necessidade de implantação dessa idéia, será realmente um investimento perdido.

Para que isso não ocorra, o empreendedor deve pesquisar o mercado, saber o quanto o mesmo está precisando da implantação da sua idéia, pesquisar a concorrência, verificar o quanto sua idéia ira beneficiar tanto o cliente como o empreendedor, assim podendo chegar à conclusão de a idéia é viável, pois uma pessoa criativa pode ter várias idéias durante sua vida, porém a questão é se vale à pena aplicar essa idéia.

As oportunidades estão presentes em todo lugar, porém devem ser enxergadas no dia-a-dia do empreendedor, a mesma pode ser localizadas em produtos que precisam de outra versão com melhorias, clientes insatisfeitos com algum serviço ou produto, reclamações referente algum ramo, produto ou serviço, enfim hoje em dia enxergar uma oportunidade simples, basta o empreendedor saber onde procurar.
Uma idéia de empreendimento pode ir de alguma experiência, ou visão de alguma necessidade, que algumas vezes podem não ser uma boa oportunidade d negócio, porém toda ótima oportunidade de negócio vem de uma ótima idéia!


Passo 2

Qual mercado ela atende?
O mercado pode ser muito variado, pois pode não há classe social ou idade definida, tratando-se de mercado local, deve atender a um público que fique próximo de escolas, teatros, faculdades, ponto de ônibus e etc, shoppings e galerias.

Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
Caso seja mantida a margem de vendas estipulada no plano de negócio, a sorveteria se tornará viável e irá proporcionar o retorno econômico esperado.

Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
Além dos sabores diferenciados, como vantagem competitiva ela irá levar ao mercado mix de produtos, um vez que possa sobrepor a venda de sorvetes no inverno,além de apresentar uma novidade na região que é o sorvete assado.

Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
A equipe será composta por analistas de planejamentos, marketing, vendas e atendimento.

Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?  
O mesmo deve estar comprometido com a flexibilidade e variáveis dos negócios, o empreendedor estar comprometido até o ponto em que tiver que lidar com a concorrência e com a variação climática.

Passo 4 (Equipe)


A Bluece veio de uma oportunidade de criar um negócio no ramo dos sorvetes, a oportunidade foi além de uma idéia e se tornou realidade, o Sr. Socoro Silva está no mercado a pouco tempo, porém conta com um líder de muita experiência, Socorro silva passou anos de sua vida de dedicando ao ramo dos sorvetes e assim adquiriu experiência suficiente para administrar a Bluece. Pode-se dizer que o mesmo soube muito bem investir o seu dinheiro em um ramo onde o mesmo possui ampla experiência, devido passar anos de sua vida trabalhando em uma empresa de sorvetes, assim decidiu investir o seu dinheiro criando a Bluece.
A Bluece procura manter o padrão de vendas de sorvetes, porém como sobreposição trabalha com vendas de sobremesas quentes e frias assim podendo lidar com as variações climáticas que pode influenciar o índice de vendas.
Considerando o mercado local, após pesquisar de localização, chegamos à conclusão que o melhor local para implantação da sorveteria, seria dentro de uma galeria situada no centro da cidade entre duas escolas e uma estação de trem, assim possibilitando fácil acesso ao publico alvo que por sinal não possui uma classe especifica e idade especifica.
Como retorno financeiro foi estipulado um limite mínimo de vendas para que não fuja dos orçamentos, limite esse que não deve ser inferior a 30 sorvetes diários, assim fazendo com o que não perca o capital investido. Esse índice de vendas pode ser considerado relevante uma vez que a Bluece implementou novos sabores, promoções e mix de produtos como vantagens competitivas.
Contando com uma equipe altamente treinada para melhor atender a necessidade do cliente e estar sempre atualizado em relação à concorrência e o mercado atual, lembrando que sempre foi ressaltado o comprometimento com a equipe, fazendo-os entender que todos são responsáveis pelo crescimento da Bluece, assim como o empreendedor deve se comprometer
ao máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com