TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  12/5/2015  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3
  • Prez@do ac@ademico, você já notou que hoje cada vez mais as pessoas tem vontade de empreender? Atualmente o tema “empreendedorismo” é considerado de extrema importância para a sociedade e intituições de uma maneira geral. No Brasil atualmente milhares de empreendedores abrem seus negócios. O empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado no desenvolvimento econômico do país e é um excelente suporte as inovações.

[pic 1]

Fonte: Disponível em <http://www.incompanypr.com.br/site/wp-content/uploads/empreendedorismo.png >. Acesso em 13 mar. 2015.

O empreendedorismo é uma característica essencial para o sucesso profissional de qualquer cidadão, independentemente se quer abrir um negócio ou se ocupa uma cardo dentro de uma empresa, de gerência ou de serviços gerais.

Para Dolabela (2006, p. 26) o termo empreendedorismo significa uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as idéias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar conseqüências. Em suma, alguém que acredita que pode alterar o mundo.

[pic 2]

Fonte: Disponível em: http://albertocosta.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Empreendedorismo-Peter-Drucker.jpg >. Acesso em: 14 de mar. 2015.

Mas o que é um empreendedor ? Como é o perfil de um empreendedor? Você já pensou sobre essas questões? O empreendedor nasce pronto ou todos podemos ser empreendedores?

Assista o vídeo "Como ser um empreendedor de sucesso?" Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=wM7VZcUM1B0 >. Acesso em: 13 mar. 2015. Ele apresenta os elementos básicos fundamentais para ser um emprendedor: visão, coragem e fazer acontecer.

Para Dolabela (2006, p. 75) "Empreendedores de sucesso buscam construir empresas nas quais possam realizar ganhos de capital a longo prazo. Não procuram satisfação imediata de grandes salários e “enfeites”. Busca realização pessoal, controle do próprio destino e realização dos seus sonhos. O dinheiro é visto como uma ferramenta."

Acesse o Site do Sebrae e veja as características importantes do Perfil do Empreendedor. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Conhe%C3%A7a-o-perfil-necess%C3%A1rio-ao-empreendedor >. Acesso em 12 mar. 2015.

Para Dolabela (2006) um empreendedor deve contribuir para o bem social do local em que ele atua, deve ter um compromisso com a sociedade, não basta ganhar lucros ou ter um bom faturamento, é preciso pensar nas melhorias das inovações para o bem estar das pessoas.

[pic 3]

Fonte: Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/01/voce.jpg >.

Acesso em 14 de mar. 2015.

É importante destacar que não existe um único tipo de empreendedor ou um modelo-padrão que possa ser identificado, apesar de várias pesquisas existentes sobre o tema terem como objetivo encontrar um estereótipo universal. Há vários tipos de empreendedores que vão desde o empreendedor individual como aquele já exerce a atividade empresarial; ou aquele que está inserido em um ambiente empreendedor familiar, participando como sócio ou membro da família; há também aquele que possui uma intenção empreendedora, que pretende empreender em algum momento de sua vida. Há também o intra empreendedor ou empreendedor corporativo aquele que como colaborador de uma empresa, tem atitudes empreendedores no seu trabalho, com inovações, ideias, melhorias que contribuam para o crescimento da empresa e outros mais. Por outro lado, esse fato mostra que tornar-se empreendedor é algo que pode acontecer a qualquer um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (566.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com