TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Estudo de Caso Southwest

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Leonardo Gonçalves – RA 8412164473    /    Priscila Druzian – RA 8098931111

Atividade Empreendedorismo Estudo de Caso Southwest  

Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que a Southwest capitalizou? Que ameaças ela evitou?
As principais oportunidades que a Southwest capitalizou foi quando notou que o setor de empresas aéreas perdia conseqüentemente bilhões de dólares anualmente, a empresa investiu no marketing local por ser bem mais barato e em pequenos aeroportos que com isso disponibilizou vôos de baixo custo e mais simples, o que garantiu um lugar de sucesso no ramo de linhas aéreas.
A atenção extrema com os custos foi o diferencial por esses resultados, que deram a Southwest um espaço no mercado e uma vantagem competitiva; o de ter as tarifas     mais baixas do país, o que nenhuma outra companhia alcançou.
Com essa redução das tarifas e vôos sempre lotados a Southwest evitou as ameaças do prejuízo na crise financeira e conseguiu permanecer fiel ao seu quadro de funcionários.

Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e por quê?

Os pontos fortes da Southwest foi o de investir em rotas curtas, freqüentes, doméstica e procurou os aeroportos pequenos, que são bem mais baratos, o que ajudou na redução dos custos, e a principal competência para esse grande sucesso é a lealdade, entusiasmo e dedicação do seu idealizador para com a empresa e seus colaboradores.
Mas como toda empresa possui pontos fracos, como o de não aceitar tráfego interlinhas, não fazer reservas de assentos e também não serve refeições a bordo.
No nosso ponto de vista não é prejudicial para o seu sucesso, porque como ela trabalha com vôos curtos e domésticos não há necessidade de servir refeições até mesmo pelo fato de grande parte dos passageiros estarem em viagem de negócios.

Se você fosse designado para competir com a Southwest, como faria? Quais as estratégias competitivas que adotaria?
Seguiríamos com o mesmo perfil de baixo custo da Southwest, mas o nosso diferencial seria o de disponibilizar veículos fretados da Southwest nos aeroportos maiores para transportar os passageiros das outras companhias que tivessem interesse nos destinos das nossas rotas aceitando assim o trafego interlinhas, faríamos também reservas com antecedência até mesmo pela internet evitando o desconforto aos nossos clientes em não encontrar o horário ou o dia desejado do vôo. Daríamos também mais benefícios aos funcionários, como por exemplo: melhor funcionário do mês ganharia alguma viagem e montaria um plano de carreira para eles. Faríamos algumas promoções para os clientes que viajam sempre em nossa companhia, garantindo assim com que eles optem pelos nossos serviços, colocaríamos serviço de bordo gratuito como água, chá, café e biscoitos e opcional com um valor acessível nas refeições completas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (455.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com