TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Projeto de pesquisa: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais.

Em seu texto José Dornelas relata como o empreendedor pode obter sucesso em sua própria empresa, ele explica claramente que para ter êxito em um negócio não é preciso apenas de dinheiro e sorte, as principais qualificações para todo negócio é o planejamento, informação e capacitação. Segundo Ênio Pinto, gerente de atendimento do sistema SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), podemos ver que para um bom empreendimento precisamos ter técnicas de gestão, mas além disso também é necessário uma atitude e conduta de líder. Ênio também afirma que o SEBRAE não indica qual o negócio mais promissor, visto que a finalidade do SEBRAE é outra, primeiramente eles analisam se existe vocação para atuar em determinado ramo, a principal avaliação do SEBRAE é saber se existe afinidade entre o futuro empreendedor com o ramo que vai atuar. Segundo se o mercado de trabalho é favorável, um bom mercado de trabalho consiste em clientes interessados em adquirir seu produto, bons fornecedores para atender aos clientes dentro das condições estabelecidas desde a apresentação do produto, e concorrência. O SEBRAE também avalia a situação financeira, se você tem recursos para iniciar no ramo em que deseja entrar. Sendo assim podemos concluir que não basta simplesmente abrir um negócio por ser mais lucrativo, pois como dito anteriormente não se trata de uma situação de dinheiro e sorte, mas sim de tomar decisões corretas no momento do planejamento, ter afinidade com o ramo que deseja seguir e sentir prazer pelo o que faz, muitos procuram algo que vá alcançar o sucesso de forma prática e rápida, aparentemente do menos trabalho e pode não ser nada arriscado, enquanto escolher seu próprio caminho baseado na paixão pelo o que se faz pode parecer bem mais difícil, com uma jornada mais longa a seguir, mas o resultado é infinitamente prazeroso.

Outro ponto importante avaliado no texto é que a empresa que gera um grande capital não será necessariamente será um sucesso absoluto se tiver uma grande concorrência, para isso devemos agir com a inovação, que é o fator fundamental para este caso, segundo José Dornelas “Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação”, bons empreendedores fazem parte desses 12% que pensam em inovar, sempre levando em consideração a melhoria do serviço prestado para o cliente. Outro fator muito importante é zelar pelo bem estar dentro da empresa, pois se tratando de um pequeno negócio qualquer que seja o mal estar entre gestor e colaborador, ou até mesmo apenas entre colaboradores, pode ser transmitido para os demais, o gestor tem que se atentar para que uma situação mal resolvida não atinja a todos colaboradores. Pontos positivos de uma pequena empresa, é que com um número menor de pessoas facilita descobrir as expectativas de todos e às vezes até evitando desgastes. Por fim podemos ver que dentre todos os motivos dados pelos empresários para fecharem seu negócio nos dois primeiros anos, destacam-se a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado.

ETAPA 2

Após pesquisas de mercado, chegamos à conclusão que, uma empresa de Coffee Break é uma grande oportunidade de negócio, pois, apesar de ser um segmento com grande competitividade, há um vasto mercado para trabalho.

A Empresa:

Royal Coffee Break

Produto Oferecido e diferencial: coffee break, brunch, happy-hour e eventos corporativos personalizados (com cardápios prontos ou à escolha do cliente) e atendimento especializado no local.

Estruturamos nossa empresa da seguinte forma:

Administrativo: Edson Resende;

Comercial e Operacional: Eduardo Manoel;

Logística: Reginaldo Estek;

Finanças: Fernando Valdanha;

Compra e Venda: Raphael Santos.

Para um melhor atendimento no setor proposto, todos os sócios participaram de treinamentos no SENAC na área de alimentação e no SEBRAE na área de empreendedorismo.

Público Alvo: empresas de pequeno, médio e grande porte.

Retorno financeiro estimado: R$ 45.000,00/mês.

MISSÃO

Levar para dentro das organizações alimentos prontos, de rápido consumo e visando rapidez, praticidade e claro sempre com bons alimentos e bom atendimento.

VISÃO

Ser uma empresa líder no seguimento de breakfast na cidade de Campinas. Na nossa inserção no mercado buscaremos conquistar 15% do mercado regional e com esta porcentagem esperamos ter a receita bruta de aproximadamente 50 mil reais mensais.

FOCO

Neste mercado onde a qualidade, atendimento e praticidade são os diferencias a Royal Coffee Break terá como foco o cardápio pronto com diversas opções de combos, visando grande rapidez.

ETAPA 3

Plano de Negócios

Nome da Empresa: Royal Coffee Break

Endereço da Empresa: Av. Mores Sales, 777 – Centro – CampinasSP

Telefone: 3873-7777

E-mail: royal@gmail.com / Site: www.royalcoffeebreak.com.br

Logotipo da empresa:

Plano de negócios elaborado em Fevereiro / 2012

INTRODUÇÃO

O plano de negócio sem dúvida é de grande utilidade para o empreendedor gerenciar seu próprio negócio. A partir dele o empresário terá as informações principais para auxilia-lo com a estratégia a ser seguida e fazer com que os erros sejam evitados. Tão útil durante o processo de preparação para se instalar no mercado quanto ampliar seu negócio, o plano trará maior confiança e segurança ao administrar e gerir o empreendimento. Este instrumento permitirá com que a análise de ações seja feitas antes de pratica-las e assim tornando sempre maior a viabilidade do empreendimento

SUMÁRIO EXECUTIVO

É um empreendimento inovador por se tratar de uma loja de variedades que aposta no atendimento diferenciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com