TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo no Brasil

Resenha: Empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo no Brasil

Muitos empresários buscam iniciar seus negócios sem que dê a devida a importância ao planejamento. Todos que buscam a iniciativa privada precisam estar mais informados e capacitados para que possam ser bem sucedidos no empreendimento que desejam operar.

As empresas brasileiras correm ainda grandes riscos de fecharem as portas por falta de qualificação. De acordo com dados de hoje no Brasil, a taxa de mortalidade ainda é alta. Cerca de 22% das empresas fecham nos primeiros dois anos, sendo que nos países desenvolvidos esta taxa é bem inferior. Já existe para auxiliar o empresário, órgãos e instituições especializadas dando apoio e fornecendo conhecimento, para que o empreendedor possa aumentar as suas chances de sucesso.

Este conhecimento abrange a técnica de gestão, atitude empresarial, conduta com empregados e clientes e, sobretudo liderança. Também se considera como elemento de sucesso a afinidade e vocação com o negócio que a empresa ira operar. Nem sempre quando há uma oportunidade de mercado, como a existência de uma demanda efetiva, significa que o empreendimento será bem sucedido. É necessário também que haja principalmente vocação e afinidade para o objeto fim da empresa.Além disso, é necessário que o empresário saiba contornar os problemas de relacionamento com empregados com fornecedores e clientes. E claro considerar a questão de custos para que tenha sempre preços competitivos de mercado.

Não obstante todas essas exigências para que a empresa seja bem sucedida, ainda assim é necessária a visão correta sobre a conjuntura econômica. Também o planejamento da futura empresa deve considerar a concorrência tanto do mercado interno quanto de produtos importados. O empreendedor nunca deve subestimar os custos dos encargos tributários, bem como a sua complexidade de aplicação porque podem resultar em desequilíbrio da sua estrutura financeira.

Outro ponto relevante para todos os que desejam empreender é ter em mente a necessidade de estar sempre inovando. Não a inovação e si mesmo, mas aquela que irá agregar produtividade à empresa.

Caso haja no país um novo momento de crescimento econômico, que venha atrair capitais externos consequentemente maior concorrência de mercado, as empresas brasileiras devem ainda mais preocupar-se com a inovação produtiva.Finalmente o futuro empresário deve sempre estar atento as oportunidades de captação de recursos e analisar detalhadamente seus custos reais para financiamento de seu empreendimento.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com