TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa De Bebidas Do Senhor João

Exames: Empresa De Bebidas Do Senhor João. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Unidade Passo Fundo

Desafio Profissional

Curso - Administração

Disciplinas norteadoras

Teorias da Administração

Economia

.

Tutoras:

Passo Fundo RS 15/09/2014

Introdução

Em um contexto geral, podemos afirmar que hoje em um mundo onde as informações mudam constantemente, e onde as tecnologias estão desde os nossos lares, às maiores indústrias ou grandes centros, podemos dizer que as empresas familiares ocupam no cenário econômico e social capitalista um grande espaço.

Empresas familiares surgem com atitudes de pessoas empreendedoras, visionárias e cheias de iniciativas, que normalmente vem junto com uma história de superação, e empenho de seus familiares.

Desafio Profissional.

Um exemplo de sucesso que começou nos anos de 1965, com um jovem empreendedor, chamado João, casado com dois filhos, vindo do Nordeste ainda adolescente, que trabalhou no Mercado Público Municipal como vendedor de fumo e bebidas, quando comprou um pequeno alambique para a produção de cachaça e conhaque, dando-se assim o início da Indústria de Bebidas Pira.

As demandas e a empresa cresceram, e em pouco tempo todo aquele processo artesanal na produção de bebidas foi substituído por sistemas mais robustos para o armazenamento e envelhecimento das bebidas, fazendo com que a Indústria de Bebidas Pira consolidava-se no mercado regional como um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas.

Em uma assembleia com seus 138 funcionários, o Dr. João como era conhecido na empresa, anunciou que pretendia aposentar-se, hoje com seus 72 anos, está sentindo o peso da idade e decidiu passar todas as responsabilidades da sua indústria de bebidas para seus filhos Paulo e Iran, por sempre ter conduzido a empresa com sobriedade e carisma, todos os funcionários temem que a falta de qualificação profissional de seus filhos tenha um grande reflexo na empresa.

Paulo e Iran sempre com as orientações de seu pai o Dr. João desempenhavam funções gerencias em toda a parte da empresa, e nunca buscaram uma qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar, por respeitarem o conhecimento intuitivo e gerencial de seu pai, dentro desta realidade encontrada pelos irmãos Paulo e Iran, mesmo sabendo que seu pai não havia estipulado uma data prevista para a sua aposentadoria, os mesmo decidiram por contratar uma empresa terceirizada para uma consultoria empresarial.

Ficou acertado entre os irmãos Paulo e Iran, juntamente com a empresa terceirizada para a consultoria que seus profissionais trabalhariam por um ano dentro da Indústria de bebidas Pira, para que os mesmos pudessem traçar o perfil de cada um dos gestores e da empresa, sugerindo mudanças estruturais na gestão, mudanças nas estruturas da empresa e em seu portfólio de produtos, a fim de manter a Indústria de Bebidas Pira como referência na produção de bebidas alcoólicas.

Também ficou decido em comum acordo, que pelo motivo do Dr. João não ter definido a data de sua aposentadoria, e por ser o fundador da empresa, e ter um perfil de empreendedor e visionário que sempre buscou estar atualizado, que o mesmo irá acompanhar na consultoria.

Perfil dos sucessores do Dr. João.

Em um primeiro momento, a empresa de consultoria procurou traçar o perfil de Paulo e Iran, o objetivo deste trabalho é identificar as habilidades, competências e deficiências de cada um, para que com isso seja definido os setores que Paulo e Iran tornar-se-iam responsáveis dentro da empresa de bebidas Pira, e na organização de um novo organograma da empresa.

Dentro deste planejamento, a empresa de consultoria listou algumas habilidades requeridas que Paulo e Iran teriam de apresentar ou capacidade de desenvolver as mesmas para que pudessem ser nomeados como novo gestor para a Indústria de Bebidas Pira.

1. Saber lidar com pessoas, pois são 138 funcionários acostumados com o carisma de João.

2. Saber falar em público.

3. Ter espírito empreendedor.

4. Disponibilidade para viagens, afinal a empresa e conhecida em todo o pais.

5. Visão ao longo prazo.

6. Planejamento.

7. Ser persuasivo.

8. Detectar oportunidades.

Dentre outras habilidades que um bom gestor ou líder deve apresentar para que uma empresa possa estar sempre em destaque e ter um bom sucesso em suas atividades.

Organograma Atual da Empresa.

A empresa de consultoria solicitou o organograma atual da Indústria de Bebidas Pira, para que pudessem analisar e ter um real conhecimento, para que fosse elaborado um novo organograma.

Tabela de Competências e Habilidades de Paulo e Iran.

Competências e Habilidades de Paulo e Iran. Paulo Iran

Saber Empregar Suas Ideias N N

Falar em Público P N

Empatia P N

Uma Boa Liderança P P

Disponibilidade Para Viagens N P

Ter Flexibilidade P N

Ter Criatividade N P

Visão Empreendedora P N

Comprometimento P P

Organização P P

Um Bom Relacionamento Interpessoal P P

Controle P N

Auto Confiança N N

Legenda da tabela de Competência e Habilidades de Paulo e Iran (P) = Positiva, (N) = Negativa.

Tabela de Competência e Habilidades Deficitárias.

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Argumentos

Saber Empregar Suas Ideias N N Tanto Paulo quanto Iran encontram dificuldades em expor suas Ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com