TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa E Empresário

Pesquisas Acadêmicas: Empresa E Empresário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  4.432 Palavras (18 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 18

CONCEITUAÇÃO: EMPRESA e EMPRESÁRIO

EMPRESA-É aquilo que se empreende, empreendimento. Iniciativa de uma ou mais pessoas para exploração de um negócio. Também é sinônimo de companhia, organização ou sociedade.

Destina-se à produção e/ou comercialização de bens e serviços com vista, à obtenção de LUCRO. Existe para atender as necessidades da comunidade. Independentemente do tamanho, (micro, pequena, média ou grande), possui 4 áreas: produção, comercialização, finanças e recursos humanos.

ESTRUTURA DA EMPRESA

- Produção e/ou prestação de bens e serviços

PRODUÇÃO: Transforma a matéria-prima em um produto acabado. Ou seja, o papel em caderno, a madeira em lápis.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: não desenvolve nem transforma matéria-prima em produto acabado, seu papel é somente prestar serviço à seus clientes.

- CAPITAL: Refere-se à parte financeira da empresa, engloba tanto os investimentos para sua abertura, como os recursos que devem ser mantidos em "caixa" (o chamado capital de giro) para o seu pleno funcionamento.

- COMERCIALIZAÇÃO: A forma mais comum de comercialização é a troca de mercadorias (produtos/serviços) por capital (dinheiro), visando atender as necessidades dos clientes.

- RECURSOS HUMANOS: Para a empresa obter sucesso, todas as pessoas envolvidas devem ter um maior preparo técnico, investir em capacitação profissional e estar preparadas para constantes mudanças provenientes do mercado de trabalho. Porém, somente a experiência e a qualificação não são suficientes, todo profissional deve lembrar que é essencial ter iniciativa, ser dinâmico, comunicativo, possuir liderança e saber trabalhar em equipe.

EMPRESÁRIO

É a pessoa que ASSUME responsabilidade moral e econômica sobre a empresa (ganhos e perdas). Ator social que tem por iniciativa gerar e dirigir os negócios, controlando indicadores e resultados.

A Tarefa do empresário é a de identificar os objetivos da empresa e transformá-los em ação por meio do planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados em todas as áreas da empresa.

Estes conceitos podem ser aplicados a qualquer tipo ou tamanho de organização, seja uma grande indústria, uma cadeia de supermercados, um ateliê de costura, um pequeno restaurante ou qualquer outra atividade econômica. Muitos acreditam que toda empresa tem que ter uma mega estrutura para estar no mercado competindo com os concorrentes. Porém, isto não é verdade, existem empresas que são informais, de fundo de quintal, familiares, etc.

EMPRESA INFORMAL

Apesar de visar obtenção de lucro, não existe legalmente, não está registrada na junta comercial.

EMPRESA FUNDO DE QUINTAL

É aquela que, encontra-se na casa do proprietário. Essas empresas podem ser formais informais.

EMPRESA FAMILIAR

É constituída por membros da mesma família. A empresa familiar também pode ser formal informal.

MICROEMPRESA-Segundo a lei, microempresa é aquela que possui sua receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00.

Ramos de Atividades

a) Empresas Industriais - são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.

Exemplos: Fábrica de móveis artesanais, Fábrica de roupas, Fábrica de Esquadrias, Fábrica de Computadores.

b) Empresas Comerciais - são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor - no caso do comércio varejista - ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista - no caso do comércio atacadista. Exemplos: Armarinho, Loja de ferragem, Supermercado, Atacado de Laticínios.

c) Empresas de Prestação de Serviços - são aquelas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias e, sim, no oferecimento do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: Restaurante, Lavanderia, Cinema, Hospital, Escola.

Setores de Atividade

Dentro dos Ramos de atividade existem vários setores que podem ser explorados por uma empresa, como por exemplo:

Setores Industriais: Gráfica - Calçados - Vestuário - Bebidas - Mobiliário - Couros - Metalurgia - Mecânica, entre outros.

Setores Comerciais: Veículos - Tecidos - Combustíveis - Ferragens - Roupas - Acessórios, e outros.

Setores de Prestação de Serviços: Alimentação - Transporte - Turismo - Saúde - Educação - Lazer, entre outros.

________________________________________

CARACTERÍSTICAS EMPRESARIAIS PESSOAIS

1. Capacidade de realizar

. BUSCAR OPORTUNIDADES E TER INICIATIVA

Capacidade de se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios. Desenvolver novos produtos e serviços. Propor soluções inovadoras.

A iniciativa depende muito da nossa capacidade de correr riscos e do nível de confiança que temos em nós mesmos.

. SER PERSISTENTE

Persistência é a expressão do desejo de realização ao longo do tempo, haja vista que não se pode alcançar tudo de uma só vez.

Não há ganho ser persistência, ela é condição para transformar uma idéia em algo real. É importante enfrentar os obstáculos decididamente e buscar sempre o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando estratégias, de acordo com as situações.

. EXIGIR EFICIÊNCIA E QUALIDADE

Decisão de fazer sempre mais e melhor, buscando satisfazer o cliente. Tendo como resultado final produtos ou serviços de Boa Qualidade. Atua de forma a alcançar e sobrepujar os padrões existentes de excelência, bem como, melhorar sua performance anterior.

. CUMPRIR CONTRATOS DE TRABALHO - É a capacidade de fazer acordos ajustando os interesses de ambas as partes. É a capacidade de cumprir compromissos assumidos, tal como: prazo de entrega, qualidade de produtos e preço.

. CORRER RISCOS-O risco é um dos mais comuns aspectos de nossa vida e nos acompanha, permanentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com