TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Kodak

Trabalho Escolar: Empresa Kodak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 5

Erro 1: Falta de uma visão de futuro

George Eastman, o Steve Jobs da era analógica

Toda grande empresa possui um empreendedor que enxergou uma oportunidade e a transformou em um negócio altamente lucrativo. Isso é a lei básica do empreendedorismo. George Eastman fundou a Kodak em 1889 e criou a câmera fotográfica por filme. Como o novo produto não atraiu o público já acostumado a fotografar com a tecnologia existente na época (chapas de vidro), Eastman viu que era necessário levar a nova invenção para público de massa. Com esse objetivo, introduziu a nova câmera de fotografias no mercado com o slogan: “Você aperta o botão e nós fazemos o resto”. O público deliciou-se com a novidade e logo a frase ficou conhecida mundialmente. Em 25 anos, a máquina fotográfica com filme tinha chegado a milhões de americanos.

Muita da veia criativa da Kodak foi herdada de George Eastman. Porém, o fundador da empresa faleceu em 1932 vítima de uma doença degenerativa. Mas, mesmo assim, foi o grande influenciador das inovações da empresa durante décadas. Para Nancy West, da Universidade de Missouri, Eastman havia exercido tal influência sobre a empresa que quando ele morreu, a Kodak rapidamente se transformou numa companhia ligada à nostalgia. “Nostalgia é adorável, mas ela não permite que as pessoas sigam em frente”, disse ela, que já estudou a empresa a fundo.

Erro 2: Medo de inovar

Lançado em 1935, o Kodachrome foi o primeiro filme colorido da história e parou de ser produzido em 2009

Outra regra básica do empreendedorismo é a necessidade de inovação constante de produtos e a busca por novas oportunidades de negócios para não ficar atrás da concorrência. Você encontra isso em qualquer livro sobre o assunto. Porém, é hilário dizer que uma empresa que sobreviveu a duas guerras mundiais, morreu por causa da revolução digital. E pior, vítima da própria invenção.

Hoje, a câmera digital faz parte das nossas vidas. Elas estão nos celulares, nas bolsas, mochilas e enfim. Sua tecnologia permitia uma grande inovação na época ao qual começou o “boom” da fotografia digital: ver como a foto ficou antes de manda-lá para a revelação, e o melhor, de forma instantânea. Com a popularização da internet, podemos fotografar aqui no Brasil e enviar a foto para alguém que esteja no outro lado do mundo. Mas, é fato dizer, que a maioria das pessoas deixam as fotos guardadas no computador. Porém, saiba que toda essa revolução foi possível graças a uma invenção da Kodak? E acredite se quiser: a mesma câmera digital foi o motivo da sua falência.

Em 1975, eles criaram a primeira câmera digital, um protótipo do tamanho de uma torradeira, que precisava de 23 segundos de exposição para produzir uma imagem de 0,01 megapixel em preto e branco. Porém, o produto foi para a gaveta pois poderia prejudicar o tradicional negócio onde a empresa possuia 90% de participação de mercado. “A Kodak foi a primeira empresa a criar a câmera digital, mas naquela época, a maioria de seus lucros vinha da vendas de produtos químicos utilizados nos filmes e eles tinham medo de investir em algo novo porque achavam que podia prejudicar seu negócio tradicional. Quando eles perceberam, o mercado digital tinha chegado para ficar, ultrapassado o filme e todos os concorrentes da Kodak tinham câmeras digitais muito superiores. As câmeras [digitais] Kodak nunca foram boas e a empresa perdeu a reputação conquistada com o ‘momento Kodak’”. disse Olivier Laurent, editor de notícias do British Journal of Photography.

Erro 3: Decisões erradas

O marketing era um dos fortes da Kodak

Além da falta de inovação, a Kodak foi prejudicada por suas péssimas decisões. Em 2007, a Kodak se desfez da Onex, uma empresa que fazia equipamentos de raios-x para hospitais e dentistas, por uma uma quantia de U$ 2,35 bilhões. Os analistas disseram que era um erro sair do negócio quando muitas pessoas estavam prestes a se aposentar e a procura por raios-x aumentaria.

Conclusão

Concluimos que a Kodak é um exemplo do que não se deve fazer nos negócios. Como aconteceu recentemente com a indústria da música

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com