TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endomarketing

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  2.505 Visualizações

Página 1 de 3

Endomarketing

Avaliação das unidades 3 e 4.

1 - Cite e descreva as etapas do processo de implantação do endomarketing na empresa.

Resposta:

No processo de implantação do Endomarketing é necessária a pesquisa de marketing, onde são coletadas as informações necessárias para formular questões, formular o método para coletar informações, gerenciar e implementar o processo de coleta de dados, analisando as insatisfações e necessidades do público interno. Os colaboradores precisam ser valorizados como os clientes e respeitados como ser humano. Isso terá impacto direto na satisfação do público externo, o que implicará na fidelização deste cliente. Logo após o processo de implantação chega ao planejamento, que é um documento, um roteiro que procura se antecipar aos fatos, traçando estratégias que visam alcançar os objetivos da organização. Para que seja elaborado um bom planejamento, é fundamental que o diagnóstico seja bem feito. Historicamente, segundo Brum (2010, p. 159), somente ao longo das décadas de 1980 e 1990, empresas passaram a dar importância à comunicação com o público interno, por meio de campanhas voltadas para este público.

Em seguida temos a implementação. De acordo com Pimenta (2004, p. 124), “Endomarketing envolve ações de marketing para o público interno ressaltando, ao mesmo tempo, a importância do funcionário no processo produtivo e o respeito como ser humano, com potencialidades e dificuldades.”.

Depois das informações necessárias e o planejamento definido, é hora de colocar em prática o que foi pensado em termos de endomarketing. Segundo Pasquale (2012, p. 27), além de ouvir os colaboradores, é necessário algumas outras práticas, como: Fazer com que o grupo coopere, seja leal e parceiro, transformando o grupo numa equipe, dar valor a cada elemento da equipe, gerar integração alicerçada nos valores e objetivos da organização, reafirmar a atitude com base nos valores compartilhados, definir recompensas e premiação dirigidas a equipe, criar um clima dentro da empresa propiciando a interação, envolver os colaboradores também no planejamento e na tomada de decisão, estimular iniciativa e atitudes criativas dos colaboradores, aplicar o princípio da delegação, dando poder aos colaboradores e conceder um salário adequado.

Como diz Brum (2010, p. 160), é preciso posicionar a empresa na mente do colaborador. Ela precisa ser a primeira na sua mente: o colaborador precisa acreditar e lutar para que a posição da organização seja mantida. Naturalmente, é necessário que a organização tenha, na realidade, uma posição boa no mercado, facilitando, dessa forma, o posicionamento na mente do colaborador. Cabe a organização identificar qual o diferencial a ser trabalhado junto ao seu quadro de colaboradores

2 - Analise a função do gestor no gerenciamento do programa de endomarketing.

Resposta:

Segundo Brum (2010, p. 226): “O funcionário considera o seu chefe um canal de comunicação.”

A postura, forma de falar e as expressões faciais do líder influenciam positiva ou negativamente na motivação dos colaboradores. Uma mensagem transmitida de uma forma rude, por exemplo, pode não ser o foco principal do diálogo, trazendo ao primeiro plano a dificuldade de interação, fazendo com que a mensagem  não seja bem recebida e logo a tarefa não será bem executada.

O exemplo do gestor é uma grande arma na motivação da equipe e faz toda diferença no tratamento entre os diferentes níveis da equipe. Um gerente que sofre com um diretor mal-educado pode facilmente destratar ou ser grosseiro com um colaborador de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (277.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com