TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entradas digitais

Seminário: Entradas digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Entradas

Os pontos de entradas são aqueles através dos quais a UCP busca informações do processo comandado. Estas informações podem vir de um termostato, botoeiras, medidores de pressão, etc. Pelos exemplos citados podemos distinguir dois tipos básicos de entradas - digitais e analógicas.

As entradas digitais informam à UCP um nível lógico (por exemplo, se a temperatura está correta, se uma determinada posição foi atingida, etc.).

Já as analógicas informam um valor de temperatura, uma determinada posição, um valor de pressão etc.

A UCP só consegue trabalhar com sinais digitais que são sequências de bits ligados e desligados. Isto é representado por O (zero) para um bit desligado e l(um) para um bit ligado. Através destes dois estados pode-se representar qualquer número, caractere ou função. É desta forma que os programas e dados são armazenados na memória e que a UCP aciona e interpreta os estados das entradas e saídas.

O processador não pode trabalhar diretamente com os pontos físicos de entrada e saída, por isso os cartões de entrada e saída leem e escrevem valores numa área da memória chamada imagem de entradas e saídas. Para que a UCP entenda o estado da entrada precisamos converter os nossos sinais de campo (chaves, botoeiras, transmissores analógicos) em sinais digitais.

• Entradas Digitais

As entradas digitais convertem cada elemento do campo em um bit. Existem entradas digitais de dois tipos: com alimentação interna e externa.

 As entradas com alimentação interna fornecem uma tensão de alimentação que deve passar pelo elemento do processo e retornar à entrada. Para acionar este tipo de entrada basta um contato seco (não alimentado).

 As entradas com alimentação externa recebem alimentação do processo. Para isso o elemento do processo deverá atuar como um interruptor para a alimentação da entrada.

• Entradas Analógicas

As entradas digitais são fáceis de manipular por possuírem apenas dois estados (ligado e desligado). As analógicas, no entanto podem ter infinitos estados dentro de uma faixa determinada. Estes sinais são usados na medição linear de uma grandeza. Podemos por exemplo, associar uma destas faixas de sinal a uma medida de pressão.

A UCP só consegue trabalhar com variáveis digitais e para conseguirmos manipular sinais analógicos precisamos convertê-lo para sinais digitais. Urna entrada analógica é, portanto, basicamente um conversor analógico/digital.

Um sinal analógico é convertido da seguinte maneira: de acordo com a resolução, a faixa do sinal de entrada é dividida em um certo número de valores iguais. A seguir o conversor analógico digital associa a cada uma destas partes um código binário com o mesmo número de bits. Então o conversor lê o valor da entrada e associa ao valor binário mais próximo do valor da entrada em tempo real.

Saídas

As saídas são os caminhos pelos quais a UCP envia uma informação ao processo, resultado do processamento do programa do usuário. Da mesma forma, as saídas também são divididas em duas categorias, de acordo com o tipo de sinais que manipulam: digitais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com