TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Dança De Salão

Exames: Escola De Dança De Salão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  5.845 Palavras (24 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 24

]\l[pkomUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ACADEMIA EMPÓRIO B FITNESS

Luiz Valenga Júnior

Matheus Ferreira

Rafael Silveira

Santa Maria, RS, Brasil

2011

SUMÁRIO

1 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 5

2 ORIENTAÇÃO 6

2.1 MISSÃO 6

2.2 VISÃO 6

2.3 VALORES 6

3 ANÁLISE AMBIENTAL 7

3.1 Interna 7

3.1.1 Forças 7

3.1.2 Fraquezas 7

3.2 Análise macroambiental 8

3.2.1 Variável demográfica 8

3.2.2 Variável sócio-cultural 9

3.2.3 Variável tecnológica 10

3.2.4 Variável econômica 11

3.2.5 Variável político-legal 12

3.2.6 Variável física 13

3.3 Análise microambiental 14

3.3.1 Concorrentes 14

3.3.2 Públicos 15

3.3.3 Intermediários 16

3.3.4 Fornecedores 17

3.3.5 Clientes 18

4 OBJETIVO 20

5 ESTRATÉGIAS E PLANOS DE AÇÃO 21

5.1 Recursos Humanos 21

5.2 Produção 23

5.3 Marketing 25

6 CONCLUSÃO 27

7 BIBLIOGRAFIA 28

INTRODUÇÃO

Outrora, as academias eram locais frequentados por pessoas com apenas um objetivo: levantar peso para definir e ganhar músculos. Dessa forma, seu público era formado, de um modo geral, por atletas. Porém os tempos são outros: a evolução das práticas, dos hábitos e aparelhos aumentou e diversificou seus clientes.

“Descobriu-se” que a prática de esportes traz inúmeros benefícios. Dentre eles estão o fortalecimento de ossos e articulações, o enrijecimento dos músculos, o auxilio à prevenção de doenças e a regulação de substâncias do sistema nervoso. Da mesma forma, melhora a autoestima e controla o estresse, a depressão e a ansiedade, “doenças” muito comuns na rotina caótica que a sociedade tem hoje. Além disso, nos últimos anos, a facilidade de acesso à informação e a mudança de alguns paradigmas sociais fizeram com que as pessoas se interessassem muito mais em levar uma vida saudável, aumentando consideravelmente a demanda por academias e locais apropriados para a prática de exercícios.

Com amplas e modernas instalações, profissionais competentes e um ambiente propício e acolhedor, a Central Fitness surge para elevar a qualidade de vida da região. “Aqui, cuidaremos do seu corpo e da sua mente”. O novo centro de saúde fica na Avenida Carlos Araújo, número 34, Camobi, Santa Maria, RS.

A seguir, será detalhado o planejamento estratégico para o processo de inauguração e posterior manutenção das atividades da academia Central Fitness desde a escolha dos objetivos e análise das condições ambientais até a análise organizacional e formulação de alternativas estratégicas de marketing, recursos humanos, produção e finanças.

1 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

O maior segmento de mercado para academias pessoas na faixa dos 30 anos com escolaridade acima do 2º grau completo. Existe também, uma segmentação geográfica, pois a maioria dos alunos de academias busca uma academia próxima de sua residência ou de seu trabalho. Outro segmento identificado é o pessoas com menos de 20 anos que praticam atividade física por prazer.

Sabe-se que a maior parte dos alunos de uma academia são considerados clientes dependentes, ou seja, praticam atividade física por obrigação, o que consequentemente as tornará mais vulneráveis às mudanças de academias, pois são dependentes de resultados e necessitam de muito apoio e incentivo. Dessa forma, a minoria são clientes independentes: aqueles que praticam atividade física porque a encaram como um modo de vida e não estão preocupados com os resultados. A esses é mais fácil elaborar estratégias para atração, pois já são motivados à pratica de atividades físicas.

Pessoas com idade superior a 30 anos são mais fiéis e permanecem mais de um ano, em média, na mesma academia. Esse fato é estrategicamente positivo como fidelização, pois o grupo tem tendência de fidelização.

Também há os com mais de 40 anos, mais preocupados em praticar atividades físicas para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Estratégias para esse segmento poderão ser estruturadas considerando-se a importância desses aspectos em relação às atividades propostas.

De um modo geral, os homens preocupam-se mais com a aparelhagem de musculação, pois a maioria procura definição muscular. Diferentemente das mulheres que, entre 20 e 30 anos de idade, preocupam-se com a variedade das aulas de ginástica, enquanto acima de 30, com a qualidade dos professores.

Esses dados são relevantes, pois mapeiam o mercado de academias através do comportamento dos clientes e servem para aquelas que desejam segmentar seu mercado de atuação para desenvolver estratégias específicas mais facilmente. É importante considerar não apenas idade e o nível sócio-econômico dos clientes, mas também a localização e a facilidade de acesso.

2 ORIENTAÇÃO

2.1 MISSÃO

A função da missão é servir como foco para as pessoas se identificarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com