TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especializações do Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Especializações do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 14

3-Especializações do Marketing

Desenvolver um plano de marketing que apresente: Plano de implementação de marketing esportivo ou cultural; Plano de implementação de marketing social ou político;

Importante:

Para elaborar um plano de implementação das especialidades citadas acima é preciso:

Escolher entre o plano de marketing cultural ou esportivo;

Escolher entre o plano de marketing social ou político.

Obs.: essa escolha não pode ser aleatória, é preciso entender o histórico da empresa, de seu público-alvo e como ele se comporta.

Plano de Marketing:

Planejamento com parcerias em Empresas Juniores de Universidades e Faculdades para atuar na parte social, ajudando a divulgar a marca e os seus parceiros da área educacional.

Estrutura de um plano de marketing conforme descrita abaixo:

O Boticário já prática a Responsabilidade Social que pode ser entendida de diferentes maneiras conforme exemplos de práticas da empresa veja abaixo:

É constante a preocupação do Grupo Boticário com o desenvolvimento da sociedade. A organização investe em atividades de interesse público ao apoiar ações culturais, ambientais e educativas em parceria com outras instituições, por meio de incentivos fiscais e Investimento Social Privado (ISP).

►Espaço do Olfato:

Objetivo oferece um ambiente de interação e conhecimento sobre um dos sentidos humanos mais complexos do corpo humano. Criado em 2009, em parceria com a Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) e patrocínio da International Flavours and Fragrances (IFF), está instalado na área “Corpo Humano” da Estação Ciência - USP, em São Paulo (SP).

►Espaço História da Farmácia-acervo Grupo Boticário e Farmácia Stellfeld:

Objetivo: Instalado na Universidade Positivo em Curitiba, é uma iniciativa para homenagear o primeiro farmacêutico de Curitiba, Augusto Stellfeld, e a resgatar os passos da atividade farmacêutica na cidade. A exposição conta com aproximadamente 180 peças, entre documentos, objetos, fotos e outros materiais que revelam o pioneirismo da atividade na cidade.

►Espaço Perfume Arte + História:

Objetivo registrar cinco mil anos da história da perfumaria nacional e internacional, sua relação com a moda e, ainda, curiosidades sobre sua produção.

Sua primeira versão foi de 2004 a 2009 na cidade de Curitiba (PR), e contou com a visita de 88 mil visitantes.

Atrai diferentes públicos e potencializar seus resultados, funcionando como uma ferramenta de estudos e pesquisas, o espaço foi transferido para a cidade de São Paulo, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina (FASM). Desde a inauguração, em setembro até dezembro de 2010, o espaço recebeu mais de 1.600 visitantes.

Os planos devem ter como foco o público-alvo da empresa escolhida, a partir do entendimento do comportamento do consumidor, crie estratégicas que os influencie e os surpreenda positivamente.

Feira a Análise do ambiente microeconômico e macroeconômico da Empresa o Boticário:

Vantagens competitivas

As empresas devem sempre desenvolver e explorar suas vantagens competitivas para que consigam render mais do que apenas seu custo de capital. Seguindo esta perspectiva, é apresentada uma análise onde são relacionadas as vantagens competitivas identificadas no Boticário e que auxiliaram na projeção dos fluxos financeiros. Também são listadas suas fraquezas, oportunidades e riscos inerentes ao negócio.

Estratégias aproveitar a implantação da educação corporativa através dos colaboradores e clientes na divulgação da busca e interesse de parceiros comprometidos em projetos de empresas juniores para trabalho conjunto da responsabilidade social. Exemplos promover grupos de pessoas jurídicas como Universidades ou faculdades para dar consultorias aos colaboradores tanto internos, como para a sociedade em geral:

O Boticário espera desenvolver pessoas que sejam capazes de sustentar sua cultura empresarial, gerar idéias criativas e soluções inovadoras; que tenham posturas cooperativas, bons relacionamentos e responsabilidade por suas decisões e escolhas; que assumam seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal; e que apóiem o outro na construção de um mundo melhor e mais justo.

A implantação da educação corporativa é recente, muitos pontos ainda estão sendo definidos. A proposta é que ela englobe as dimensões da integração à cultura corporativa, estratégias de negócio, táticas operacionais e desenvolvimento pessoal. Sempre priorizando a busca do aperfeiçoamento, que promove o desenvolvimento dos indivíduos, da organização e da sociedade. Toda atividade de educação será "uma experiência para o Boticário".

A empresa pretende manter o modelo atual, que tem como premissa o envolvimento de líderes e gerentes no processo de aprendizagem. Hoje, os programas internos já contam com a participação desse público, tanto nas áreas operacionais quanto na de vendas.

4-CONCLUSÃO

Pontos positivos e negativos da empresa O Boticário: Pontos positivos: rapidez de expansão, imagem corporativa, desenvolvimento de uma rede, aumento de rentabilidade com redução de custos, motivação maior dos franqueados, maior participação do mercado, maior cobertura geográfica, melhor publicidade, maior vantagem competitiva, descentralização, economia de escala. Pontos negativos: perda parcial do controle, maior custo de supervisão, maiores custos de formatação, perda do sigilo, risco de desistência, autonomia parcial, planejamento para expansão, cuidados para seleção, perda da padronização.

O relatório conclui que são muitos os fatores responsáveis pela rápida expansão da empresa, dentre esses fatores destacam-se:

O lançamento constante de novos produtos; a identificação da empresa com a natureza e com o meio ambiente; análise ambiental permanente a política que utiliza no trato de seus funcionários, a agressiva estratégia de marketing que adota, o rigor com a qualidade de seus produtos; a busca da excelência nos serviços; a eficiência no atendimento ao cliente, a adoção do sistema de franquia, o modelo da Loja Interativa, o treinamento que oferece aos integrantes da rede de franqueados e a seus funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com