TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabelecimento de estratégias de produto e de marca

Trabalho acadêmico: Estabelecimento de estratégias de produto e de marca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. Capitulo 10

1.1 Desenvolvimento, posicionamento e diferenciação dos produtos por meio do ciclo de vida

2. Capitulo 11

2.1 Estabelecimento de estratégias de produto e de marca

3. Capitulo 12

3.1 Desenvolvimento e administração de serviços

4. Capitulo 13

4.1 Elaboração de programas e estratégias de determinação de preços

5. Bibiografia

1. Capitulo 10

1.1 Desenvolvimento, posicionamento e diferenciação dos produtos por meio do ciclo de vida

A teoria do ciclo de vida do produto deve ser ampliada para a teoria de evolução do mercado. A teoria de evolução do mercado pressupõe que novos mercados emergem quando um produto é criado para satisfazer uma necessidade não atendida. O inovador geralmente desenvolve um produto para o mercado de massa. Concorrentes entram no mercado com produtos similares, provocando seu crescimento. Mais tarde, o crescimento acaba se estagnando e o mercado entra em um estágio de maturidade. O mercado passa por um período de fragmentação crescente, até que alguma empresa introduz um novo atributo poderoso que consolida o mercado em segmentos maiores, porém com menores quantidades. Esse estágio não dura muito tempo, pois os concorrentes copiam os novos atributos. Existe, assim, um ciclo repetitivo entre consolidação de mercado baseada na inovação e fragmentação baseada na concorrência. O mercado para a tecnologia corrente declinará em função da descoberta de tecnologias superiores. As empresas devem tentar antecipar novos atributos que o mercado deseja. Os lucros vão para os que introduzem primeiro novos e valiosos benefícios. A procura por novos atributos pode ser baseada em trabalho de pesquisa e avaliação dos clientes, intuição, razões dialéticas ou hierarquia de necessidades. O marketing bem-sucedido provém da visualização criativa do potencial de evolução do mercado.

Diferenciação de produto

Muitos produtos podem ser diferenciados em termos de forma: tamanho, formato ou estrutura física. Considere as muitas formas possíveis que produtos como a aspirina, por exemplo, podem assumir. Apesar de aspirina ser essencialmente uma commodity, ela pode ser diferenciada por posologia, formato, invólucro, tempo de ação etc. Muitos produtos podem ser oferecido com características variáveis, que complementam sua função básica.Se o primeiro a introduzir características novas e valiosas é uma das maneiras mais eficazes de competir.

Diferenciação de serviços

Quando o produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave para o sucesso competitivo pode estar na adição de serviços valorizados e na melhoria da sua qualidade, Os grandes diferenciadores de serviços são facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente e manutenção e reparo.

Diferenciação de imagem

Os compradores reagem de maneira diferente às imagens de diferentes empresas e marcas. Identidade e imagem são conceitos que precisam ser diferenciados. A identidade está relacionada com a maneira como uma empresa visa identificar e posicionar a si mesma ou a seus produtos. Imagem é maneira como o público vê a empresa ou seus produtos.

Diferenciação de pessoas

Trata-se da obtenção de vantagens competitivas por meio da contratação e treinamento de pessoas mais bem qualificadas do que seus concorrentes. Basicamente existem seis características: competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade, responsabilidade e comunicação.

Diferenciação de canal

Trata-se de obter diferenciação pelo modo como se desenvolvem seus canais de distribuição, principalmente em termos de cobertura, experiência e desempenho (por exemplo, a distribuição dos produtos da Avon);

2. Capitulo 11

2.1 Estabelecimento de estratégias de produto e de marca

O mercado é composto por inúmeras empresas e cada uma delas tem seu modelo de gestão de negócios, direcionando ou posicionando o modelo de acordo com seu setor, porte ou posição competitiva.

Após elaborar um planejamento, a organização deve ter em mãos quais estratégias irá utilizar para divulgar a sua Marca e a Marca dos produtos, muitas vezes o que ocorre é a criação de um Marca muito forte na mente do consumidor diante dos produtos ofertados pela empresa, e que em muitos casos a Marca ou nome da empresa em si não é conhecido.

Quando uma empresa irá colocar no mercado um produto novo, poderá optar por usar:

Muito mais do que conhecer bem o produto, o profissional de Marketing deve analisar muito bem qual é a melhor estratégia de Marca a ser utilizada, as possibilidades de sucesso dependem dos estudos de mercado, do público-alvo desejado, dos investimentos disponíveis para a criação de novos produtos ou comunicação, como também a concorrência pode ocupar uma posição confortável no mercado e usar das estratégias para não permitir que os demais conquistem espaço e presença na mente do consumidor

A extensão de marca é uma estratégia utilizada pelos gestores de marketing para capitalizar, em um novo produto, a força da marca de um produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com