TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Trabalho Universitário: Estagio Supervisionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA

Kleificy Humberto da Silva Fabiano

VER MODELO

ESTAGIO SUPERVISIONADO

CURSO:ADMINISTRACÃO

EMPRESA: FORNO DE MINAS S/A

Uberlândia, Marco de 2014.

Kleificy Humberto da Silva Fabiano

Artigo apresentado ao Curso de Administracão da Faculdade Politécnica de Uberlândia, como requisito à obtenção do título de bacharel em Administracão.

Orientadores: Profª. MSc. Cláudia Helena da Cruz.

Uberlândia, Marco de 2014.

HISTORIA DA EMPRESA FORNO DE MINAS:

Kleificy Humberto da Silva Fabiano

Nome do orientador(a): Claudia Helena da Cruz

2 A ORGANIZAO

2.1 Dados ...

2.2 Histórico da organizacao :

Dona Dalva sempre fez sucesso com sua receita caseira de pão de queijo originária das fazendas do noroeste de Minas Gerais. Em julho de 1990, ela e seus filhos, Hélida e Helder Mendonça, deixaram o espírito empreendedor falar mais alto e decidiram iniciar o que se tornaria uma das maiores marcas do ramo alimentício no Brasil, a Forno de Minas Industria e Comercio LTDA.

Figura 1:

Fonte:

Com o sucesso acontecendo em toda a cidade de Belo Horizonte, os pães de queijo vendidos em uma pequena loja em Belo Horizonte, passam a ser produzidos em larga escala com a construção da fábrica em Contagem, região metropolitana de BH, em 1992. No mesmo ano, Vicente Camiloti se une à sociedade trazendo novos investimentos, e a produção, que era de aproximadamente 90 kg de pães de queijo por dia, salta para 1.200 kg por dia. Em 1995, já presente no dia a dia de muitos brasileiros, a Forno de Minas adquire uma moderna Indústria de laticínios em Conceição do Pará, interior de Minas. Para manter a excelência dos produtos, os queijos começam a ser fabricados na especificação ideal para as receitas, garantindo padronização e mais qualidade.

Em 1999, o controle acionário da empresa é vendido a uma multinacional norte americana. Em 2009, todos os funcionários foram demitidos. Movidos pela paixão, a família Mendonça e Vicente Camiloti readquirem a empresa e reativam a fábrica, convidando todos os ex-funcionários para retornar ao trabalho. Dona Dalva reassume a produção e a Forno de Minas volta a oferecer o legítimo pão de queijo mineiro, com o tradicional sabor que conquistou o país. Com o pão de queijo mais vendido no Brasil (Pesquisa ACNielsen, 2012), além de diversos outros produtos, a empresa exporta a tradição de Minas Gerais para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Uruguai, Chile.

________________________________________

Uma deliciosa receita caseira foi o ponto de partida para o sucesso da Forno de Minas. Em 1990, Maria Dalva Couto Mendonça, mais conhecida como Dona Dalva, começou a vender seus pães de queijo em uma pequena loja na capital mineira. No ano seguinte, a Forno de Minas foi transferida para uma área de 350 m², em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Em 1995, inaugurou a fabrica atual, localizada em um terreno de 24.000 metros quadrados, com 10.000 de área construída. Em 1999 o controle acionário foi vendido para uma empresa norte americana. Dez anos mais tarde os fundadores readquiriram a Forno de Minas. Atualmente, além do mercado nacional, a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal e Uruguai.

Preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Forno de Minas trata 100% da água que é utilizada dentro da indústria, da área administrativa e cozinha através de sua ETE( Estação de Tratamento de Água e Esgoto) Assim que utilizados, a água, os resíduos de óleo e a matéria orgânica são encaminhados para a estação de tratamento. Toda a água consumida passa por um processo de decantação, para separar a gordura.

Em seguida vem o processo de drenagem e por fim, a gordura separada é armazenada e distribuída para empresas credenciadas que reaproveitam para a produção de estercos e outros fertilizantes. Ao final do processo, a água é reutilizada nos jardins, sanitários e limpeza do pátio externo da fábrica.

A Forno de Minas devolve para a natureza uma água tratada com o ph, DBO (demanda biológica de Oxigênio) e é este DQO (demanda química de oxigênio) que permite o desenvolvimento da vida nos lagos e rios.

Além disso, a Forno de Minas tem implantado um sistema de coleta seletiva de lixo com intuito de reaproveitar todo o material inutilizado da empresa.

Com o objetivo de garantir o autêntico sabor caseiro do seu pão de queijo, a Forno de Minas possui uma Moderna Indústria de Laticínios responsável por produzir o queijo na especificação ideal de suas receitas.

O Laticínios também fabrica produtos customizados para o mercado industrial.

O clima organizacional da empresa Forno de Minas S/A, tem um bom padrão devido a funcionalidade, agilidade, eficiência e eficácia dos colaboradores em seus respectivos departamentos de atuação,desde da produção ate a diretoria geral, com clareza dos ideais implícitos e expostos para que o empenho seja igual e adequado, para atingir as metas e os objetivos previstos e almejados, sem deixar de buscar melhorias em todos os setores, para atender as necessidades e exigências do mercado e principalmente do publico consumidor, por isso a área de vendas , juntamente com o administrativo esta em constante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com