TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Costumer Centrífuga

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 4
  1. A VOZ DAS MARCAS

A voz das marcas é a personalidade dela e pode ser descrita através de um adjetivo. A voz está completamente alinhada com a missão dela, ou seja, a razão para ela existir.

A o conteúdo das marcas deve traduzir seu posicionamento e os seus valores através da forma que se expressa.

Para este estudo, vamos nos aprofundar na voz das três principais marcas no ranking de share volume (Euromonitos | 2019):

1ª SKOL (21,2%);

2ª BRAHMA (16,3%);

3ª ANTARCTICA (10,3%)

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA VOZ DAS MARCAS

1.1.1 CANAIS DE ATUAÇÃO

CANAIS DE ATUAÇÃO

 

SKOL

BRAHMA

ANTACTICA

Mídias Sociais

x

x

x

Site Próprio / Blog

x

x

x

Suporte

x

x

x

Vídeos

x

x

x

Fonte: Instagram / Facebook / Ambev / Youtube

As três marcas líderes em SHARE VOLUME trazem uma atuação presente em diversos canais digitais que acabam falando muito sobre o impacto que trazem aos consumidores com os seus conteúdos.

1.1.2 ANÁLISE DE CONTEÚDOS

Lista de Conteúdos Identificados

 

SKOL

BRAHMA

ANTACTICA

Fotos

x

x

x

Webinars

 

Textos para site/blog

x

 

Textos para acessória de imprensa

x

x

x

Posts

x

x

x

Vídeos

x

x

x

Fonte: Instagram / Facebook / Ambev / Youtube

É possível afirmar que as três marcas, apesar de comunicações diferentes, têm em comum conteúdos mais leves e interativos - menos formais.

1.1.3 CARACTERÍSTICAS DAS MARCAS

1.1.3.1 SKOL

A marca traz um ‘look and feel’ jovem e divertido para se conectar ao seu público alvo:

[pic 1][pic 2][pic 3]

Com base nos conteúdos analisados é possível afirmar que a comunicação da marca é muito voltada nas plataformas de música e tem um apelo maior no verão. Sempre com uma comunicação mais animada e voltada a um publico mais jovem.

Conhecida como a “marca que desce redondo”, durante muitos anos a marca adotou o apelo da objetificação da mulher em suas peças publicitárias, como “atrativo sexual” ao público masculino. Porém, considerando a evolução e mudanças com o passar dos anos, a marca tem se adequando cada vez mais às novas demandas da atualidade, trazendo uma comunicação mais inclusiva, na tentativa de reconciliação com o público feminino.

O pioneirismo de Skol também está evidente nas propagandas de consumo responsável de bebida alcoólica. Difícil encontrar um jovem que desconheça o conceito de “Motorista da rodada”.

Através de suas propagandas e meios de comunicação, é possível identificar que a marca vem construindo uma comunicação de forma mais consistente e cada vez mais, se dirige para ser uma referência de estilo, uma marca “além da cerveja”.

1.1.3.2 BRAHMA

Em sua comunicação, a Brahma acaba falando com um público mais maduro. Sendo assim, sua comunicação traz uma pegada mais informativa e com sofisticação, mas sempre evidenciando sabor de forma leve e divertida.

[pic 4] [pic 5] [pic 6]

É possível identificar a conexão com o boteco de luxo em diversas de suas comunicações, fazendo referência, muitas vezes, ao porta copo utilizado em bares e restaurantes.

Conhecida pelo seu logo vermelho e seu slogan “o sabor de ser brahmeiro” que acompanhou durante muitos anos as latinhas, a marca vem passando por uma modernização visual e um posicionamento mais jovem e inclusivo.

Brahma tem uma característica de ser um pouco mais nichada do que, por exemplo, Skol. Ela busca classes de renda média-média, média-alta. Busca também estar associada a grandes eventos, se aproxima bastante do público sertanejo de bom poder aquisitivo, envolvendo-se por exemplo com os rodeios tradicionais de Barretos. Por tudo isso, ela tem uma percepção de marca um pouco mais elaborada, de produto mais caro e de maior valor agregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com