TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresarial

Casos: Estrategia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia Empresarial

01 -Qual a importância do planejamento estratégico para uma empresa?

Planejamento é a definição de metas organizacionais, o estabelecimento de uma estratégia para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar atividades. É a forma de determinar os objetivos “certos” e, em seguida, escolher os meios adequados para alcançar esses objetivos. Dessa forma é de suma importância que haja o planejamento estratégico em uma empresa pois é o planejamento que dá direção, reduz o impacto da mudança, minimiza a redundância e o desperdício e estabelece padrões de controle.

02) Uma gestão estratégica desatrelada da realidade presente pode tropeçar em obstáculos mais imediatos e comprometer a sobrevivência das organizações. Nesse sentido, explique como deve ser uma gestão estratégica e quais benefícios ela traz a uma empresa.

gestão estratégica “é um conjunto de decisões e ações usadas para formular e implantar estratégias que irão fornecer um ajuste competitividade superior entre a organização e o seu ambiente para atingir as metas da organização”. É a ação ou o caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos e desafios da empresa. Com isso, o objetivo da gestão estratégica é maximizar o desenvolvimento de valores da corporação, a capacidade gerencial, responsabilidades como organização inserida na sociedade, e seus sistemas administrativos. É fundamental a manutenção do crescimento da organização, o que requer eficiência. Utilizando esse modelo de gestão estratégica, as instituições tendem a aumentarem seus níveis de lucros, há mais comprometimento com a realização das metas organizacionais de longo prazo e, ainda, a constante avaliação de mercado, o que torna menos provável que a organização seja surpreendida por movimentos mercadológicos e ações de seus concorrentes. É importante ainda ressaltar que a gestão estratégica de uma empresa deve ser implantada corretamente, para evitar transtornos como redução de lucratividade, baixa motivação dos funcionários e surpresas dentro do ambiente de trabalho que podem mutilar a organização.

03) O que significa definir o negócio da empresa? Dê um exemplo.

Para o Professor José Dirnei de Souza (2006), definir o negócio de uma empresa é explicitar seu campo de atuação. Na hora de responder à pergunta “qual é nosso negócio?”, deve-se considerar que os clientes não compram produtos, mas a solução de problemas ou dos benefícios que os produtos ou serviços trazem. Por exemplo, quando um cliente entra numa loja e compra um par de óculos de sol, certamente ele não está comprando o objeto óculos, mas proteção para os seus olhos, estética, design e conforto visual.

04) Quais os componentes do ambiente operacional de uma empresa? Descreva uma maneira de mapear este ambiente operacional de uma organização.

Os principais componentes do ambiente operacional de uma empresa são:

• Componente cliente: reflete as características e o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com