TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresarial

Casos: Estrategia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

Conforme estudamos, “Estratégia empresarial é, de forma sucinta, a mobilização de todos os recursos da empresa no intuito de alcançar objetivos de longo prazo, ou seja, é o conjunto de intenções, metas, diretrizes e planos que levam ao alcance da missão e dos objetivos estratégicos.” Andrews (2001) apud Mintzberg e Quinn (2001)

Nesta atividade nós deveremos descrever e criticar ou sugerir a estratégia empresarial de uma empresa local escolhida pela dupla, seguindo as partes descritas abaixo.

1) A empresa possui as declarações de missão, visão e valores? Se sim, critique-as. Se não, em conjunto com o gestor da organização, crie essas declarações atendendo aos pré-requisitos estudados. Em seguida estabeleça os objetivos estratégicos.

Grupo Cencosud

O grupo Cencosud apresenta-se como um conglomerados de empresas espalhadas pela américa do sul com operações nos Países do Brasil, Chile, Argentina, Peru e Colômbia. Seu ramo de atividades é bem amplo. Possuem diferentes linhas de negócios, tais como supermercados, melhoria home, lojas de departamento, shoppings e serviços financeiros

Missão:

"Nossa missão é trabalhar, todos os dias, para se tornar a empresa de varejo mais rentável e de prestígio na América Latina, com base na excelência da nossa qualidade de serviço, respeito às comunidades em que vivemos e com o compromisso de nossa equipe de colaboradores”.

Tudo isso, através dos pilares da nossa empresa;

Visão, desafio, empreendimento e perseverança.

Crítica:

Embora o texto apresente de forma direta quais as razões da existência da empresa (rentabilidade e prestígio através da excelência na qualidade de serviço), o texto não explicita quais serviços serve de base para tal excelência, já que a organização é um conglomerado de várias empresas, com atividades distintas uma das outras, ex.: Ramos de Supermercados, Padarias, ramo imobiliário, serviços financeiros e etc. Além disso, sua missão mostra-se apenas a preocupação com seus interesses internos, e não apresenta o desejo de contribuir para o bem e crescimento da sociedade nem da manutenção da sustentabilidade ou uma melhor qualidade de vida, junto aos seus colaboradores. O que deixa uma imagem muito negativa junto a sociedade.

Outro ponto, é que a missão nesse caso, confunde-se mais com uma visão do que com uma razão de ser.

Conclusão:

Tais falhas no texto deixa a sensação de falta de interesse por parte da organização na sociedade que a cerca, no bem estar de seus colaboradores e no compromisso de desenvolvimento da comunidade na qual ela se encontra inserida.

Um outro ponto importante é a exposição da missão no site da organização, que apenas se encontra nas versões em espanhol e inglês, deixando-nos a sensação de pouco interesse em explicitar sua missão no território brasileiro na qual também atua.

Visão

Em Cencosud, nosso principal objetivo é se tornar o maior varejista da América Latina e fornecer aos nossos centenas de milhares de clientes, a mais alta qualidade de serviço, excelência e compromisso, 365 dias por ano.

Crítica:

A visão nesse caso, apresenta-se como uma estratégia de marketing, e não nos mostra mais claramente como a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com