TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE FRANGOS CAIPIRAS PARA PEQUENOS PRODUTORES

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM ZOOTECNIA

Dandara Silva Barros

TRABALHO DE PROJETOS AGROPECUÁRIOS

BAMBUÍ, MG

2017

DANDARA SILVA BARROS

CRIAÇÃO DE FRANGOS CAIPIRAS PARA PEQUENOS PRODUTORES

[pic 2]

BAMBUÍ,

2017

Sumário

1-INTRODUÇÃO        3

2-JUSTIFICATIVA        4

3-DIAGNÓSTICO        5

3.1-Fluxograma e descrição das atividades do fluxograma        5

3.2-Descrição do local        6

3.2.1-Mercado fornecedor        6

3.3-Estudo dos clientes        7

3.4-Estudo dos concorrentes        7

3.5-Estrutura de comercialização e distribuição        7

3.6-Estratégia promocional        8

4-PLANEJAMENTO FINANCEIRO        8

4.1-Investimentos fixos: capital permanente        8

4.2-Capital de giro (ciclo)        9

4.3- Estimativa de reserva técnica        9

4.4- Estimativa do investimento total        9

5- CRONOGRAMA FÍSICO DAS ATIVIDADES        10

6-CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO        11

7-PROJEÇÃO DAS RECEITAS        12

7.1- Projeção receitas - custos fixos:        12

7.2- Projeção receitas – custos variáveis:        12

8- CUSTOS DE PRODUÇÃO        13

1-INTRODUÇÃO

         A avicultura no Brasil, é uma das atividades que mais vem se desenvolvendo nos últimos anos. Atualmente o país é o terceiro maior exportador de frangos do mundo. Isso se deve a vários fatores, tais como o clima favorável, terras férteis, alta produção de grãos e altos investimentos por conta dos produtores em genética, manejo, ambiência, estrutura de produção, pesquisa, sanidade e etc. Tudo isso, gera de retorno cerca de 12 milhões de toneladas anuais de carne de frango, sendo que destas, aproximadamente um terço, vai para os mais de 150 mercados importadores de carne de frango made in Brasil (ABPA,2017).

         Nazareno (2008) relata que o público consumidor interno, tem se mostrado cada vez mais esclarecido acerca dos processos de criação, e em função disso, tem exigido um produto que atenda não só as suas necessidades, mas que também seja proveniente de um sistema de criação diferenciado, que garanta o bem-estar e a saúde dos animais. Tais fatores, tem gerado um aumento das produções de frango nos sistemas independentes, na qual os criadores têm buscado não só atender as necessidades básicas dos animais com uma criação mais natural e gerando um produto diferenciado, como também, diminuir os custos de produção.

As aves caipiras se diferem das aves comerciais, em vários fatores como a sua forma e período de criação que são cerca de duas vezes mais longos que o das aves industriais, a sua alimentação totalmente natural, e que inclui gramíneas e outros alimentos como sorgo, milho, hortaliças e etc. As mesmas também não fazem uso de promotores de crescimento e nem são mantidas em total confinamento, permitindo então que manifestem o seu comportamento natural (EMBRAPA, 2007).

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA (2015) a avicultura caipira serve como alimentação e complementação de renda de diversos agricultores familiares brasileiros. Sendo que cerca de 80% destes criadores, a utilizam para seu próprio sustento, e dentro desta porcentagem, 53% utilizam a sua produção para aumentar a renda e complementar o orçamento. Desta forma, a atividade de criação de frangos caipiras, gera sustentabilidade econômica do produtor e fornece aos consumidores um produto diferenciado e que atende as suas exigências.

Assim, a produção de frangos caipiras, também conhecidos como “coloniais” ou “capoeiras”, nas diversas regiões do país, tem evoluído nos últimos tempos, tornando-se uma atividade economicamente viável, principalmente para pequenos e médios produtores, que conseguem ter outras atividades agrícolas dentro de suas propriedades e ainda aproveitar esse nicho de mercado, sem que haja gastos excessivos por parte dos produtores.

Portanto, este trabalho tem como objetivo viabilizar a implantação de um sistema de produção independente de frangos caipiras, para pequenos produtores, de modo que estes possam completar as suas rendas, com o fornecimento de um produto de origem animal diferenciado.

2-JUSTIFICATIVA

A criação de frangos caipiras, sempre fez parte do dia a dia dos moradores da zona rural, que buscavam nessa criação uma fonte de alimentação para sua própria família. Porém atualmente, a crescente procura da população em geral por alimentos mais saudáveis tem incentivado a criação de frangos e galinhas caipiras, seja para a produção de carne e/ou ovos (EMBRAPA, 2007).

Diferente do frango industrializado, o frango caipira é criado solto, recebe alimentação totalmente natural, não faz uso de medicamento nem promotores de crescimento, e apresenta menores taxas de gordura, visto que o animal se movimenta mais. Portanto, o produto final é capaz de atender as exigências de quem procura por uma carne mais natural, mais magra, e produzida de modo a garantir o maior bem-estar animal, menor sofrimento e que não gera danos ao meio ambiente (EMBRAPA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (324.5 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com