TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Mercado No Setor Supermercadista

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura Do Mercado No Setor Supermercadista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O setor supermercadista, vive um momen¬to de estruturação, isto se deve pelas mudanças que vem ocorrendo na economia brasileira. Uma das características deste momento é a busca por operacionalização eficiente e competitividade. O setor tem promovido o fechamento de lojas menos rentáveis, profissionalização da adminis-tração, capitalização das empresas, maior utilização de automação comercial, uso intensivo da informática,racionalização de operações, programas de redução de custos e diferenciação de produtos e serviços.

Quando houve a estabilização da moeda, ocorreu um aumento no faturamento das empresas

Estrutura de mercado no setor supermercadista

Mercado

Designa-se pormercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.

Existem tanto mercadosgenéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Umaeconomia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Existem dois tipos de mercado:

• Mercado formal

•Mercado informal

O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por umbem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, rendadisponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.Mercado

• Demanda

Preço do produto, renda, gostos e preferências.

• Oferta

Preço do produto, preço dos fatores de produção, números de firmas que produzem o produto.

Estruturas deMercado

Concorrência Perfeita

A concorrência perfeita ocorre quando há um elevado número de produtores agindo de modo independente, quando os produtos têm substitutos perfeitos, nenhuma empresa temcondições para alterar o nível de oferta e procura e quando não há barreiras para o ingresso de novas firmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com