TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Natura

Dissertações: Estudo De Caso Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Grupos estratégicos são definidos como grupos de empresas dentro de uma indústria que tem ativos específicos comuns e, portanto, seguem estratégias comuns na definição de variáveis essenciais para tomadas de decisão.

Ocasionalmente, grupos seguem estratégias comuns em situações em que as diferenças em seus ativos e suas estruturas não desempenham um papel operacional. Amdahl, a pequena empresa americana, e Hitachi, a gigante japonesa têm muitas semelhanças em suas estratégias de negociação devido a competição com a IBM.

Quando confrontados com grandes mudanças em seu ambiente, as empresas podem responder com variações na estratégia de várias áreas: capacidade, mix de produtos, estrutura organizacional, pesquisa e desenvolvimento, determinação de preços, etc. Por exemplo, na década de 1970 nos EUA a indústria siderúrgica focada em estratégias de capacidade e mix de produtos. O dilema era investir mais ou investir em outras indústrias. A estrutura do grupo evoluiu no setor como um resultado dos desafios colocados pelo ambiente. Algumas empresas do setor cresceram porque eles decidiram investir, enquanto outros permaneceram as mesmas há 30 anos.

Qual é a causa das discrepâncias entre as empresas do mesmo setor? Há uma variedade de fatores, mas o que a empresa faz ao entrar é decisivo. Investimentos realizados durante o primeiro período de uma indústria cria uma série de ativos estratégicos para as empresas, que afetam suas eleições subsequentes.

No exemplo, pode-se afirmar que a partir da década de 1960 a indústria siderúrgica é modificada nos Estados Unidos. Anteriormente, as empresas eram muito semelhantes, mas as coisas foram modificadas desde o declínio da indústria. Alguns modificaram a produção e outros a administração, e isso levaram às diferenças que existem agora entre empresas. A adversidade do setor pode levar a investimentos estratégicos que acentua as diferenças entre os participantes do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com