TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Natura

Exames: Estudo De Caso: Natura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  5.014 Visualizações

Página 1 de 3

1- Identifique as teorias da administração cujos elementos e caracteristicas podem ser ultilizados para analisar o caso do McDonald's.

As teoria que pode ser ultilizadas para analisar o caso é a Administração cientifica , cujo fundamento é alcançar a maior produtividade sempre supervisionada e sua eficiência sem perda de tempo ( o McDonald’s é conhecido em vários países pela sua rapidez e muitas vezes criticado também por ser extremamente mecanista, explorando seus funcionários para evitar o desperdício de tempo), o trabalho em equipe é muito enfatizado, disciplina de seus funcionários para um melhor atendimento, iniciativa para aumentar a motivação através de recompensas ( funcionário do mês, por exemplo) e o envolvimento na execução de serviços.

2- Quais principios da escola classica da administração se manifestam na administração do McDonald's? Dê exemplos.

R: Se manifestam princípios da administração científica. Exemplos: acentuada produtividade e eficiência ( tempos em cada etapa da formação dos lanches pré-demarcados para maior controle), remuneração com incentivos de recompensas matérias( bolsa de estudos, destaque do mês, bônus de 25% do salário médio da função), produção em série, seleção e treinamento do seu funcionário.

5- Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald's?

Utilizando a teoria dos sistemas, o McDonalds possui um sistema aberto, composto de um equilibrio entre os funcionarios e as tecnologias em geral( chapas, grelhas, sistema de pedidos, ánalise virtual do estoque e controle de produto, etc). Já se tratando dos subsistemas, sao muito bem organizados e supervisionados, gerando rapidez nos serviços, sem contar que conforme relata o caso, a missão da empresa McDonalds é sempre visar a qualidade dos produtos e a rapidez do atendimento.

6- Quais são algumas das contingências que influenciam a administração do mc donald's?

As contingências que influenciam a administração do McDonald's são o ambiente estável e previsível que demanda uma estrutura mais burocratizadas, com divisões claras de tarefas. Como montar um Big Mac, a forma de colocar os dois hambúrgueres, a forma de como deve tratar e até o que falar para um cliente. Os funcionários são bem treinados antes de começar a trabalhar, para que tudo fique no padrão e que o lanche seja o mesmo de um país para o outro. Outra contingência é a tecnologia que refere-se ao processo de transformação de insumos em produtos sendo mais complexa e customizada, pois o mc donald's tem empresas que fazem somente de acordo com suas exigências de padrão e qualidade como a interbakers, fabricante de pão, a Braslo, fabricante de carnes, e a Vally, fornecedora de tortas.

7- Por que, atualmente o McDonald's oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens?

Atualmente o McDonald's oferece um cardápio mais diversificado, devido pressão para maior consciêntização nutritiva e ambiental, além da competição cada vez mais acirrada com outras redes fast-food, influenciando um cardápio mais economico e competitivo.

8- Quais são as dificuldades ambientais que o McDonald's pode enfretar na atualidade e nos próximos anos?

Uma das dificuldades a serem possivelmente enfrentadas é o alto consumo de energia por ser uma empresa que atua praticamente 12 horas por dia, sem interrupções, e um possivel aumento do preço de utilização da energia elétrica pode significar grandes prejuízos.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »