TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Composto Mercadológico: Empresa Red Bull

Por:   •  24/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de caso Composto Mercadológico: Empresa Red Bull

Aluno: Ana Carolina da Silva Barbosa – Marketing 4° Período

Resumo:

O presente trabalho busca implantar a visão do Produto e Promoção sobre a bebida Energética Red Bull. Poderemos analisar como é trabalhado o Mix de marketing e como é aplicado em um produto vendido mundialmente.

PALAVRAS CHAVES: Mix de Marketing, produto, promoção, visão.

Introdução:

Marketing, do inglês Market, que significa "mercado".

Esta palavra, teria se originado do verbo mercari/mercare, que quer dizer “negociar” ou “praticar a compra e venda”.

Atualmente, o marketing é um termo de origem inglesa, porém é utilizado em todo o mundo para se referir as ações e estratégias voltadas para o competitivo mercado.

Constantemente, a palavra Marketing é confundida ou usada por pessoas que querem usar da ferramenta propaganda para divulgar o seu produto. Entretanto, o Marketing é muito maior que isso e usa, além da propaganda, diversas outras ferramentas como o estudo e criação de produtos, a localização e distribuição junto aos consumidores, a precificação dos mesmos entre outros.

Composto Mercadológico, composto de marketing, 4Ps ou mix marketing, assim pode ser chamada as ferramentas utilizadas pelos administradores de marketing para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, bem como auxiliar a empresa alcançar os seus objetivos de marketing no mercado-alvo (KOTLER e KELLER, 2006).

Fundamentação teórica:

Composto de Marketing

Para conhecer mais afundo sobre o composto de marketing, precisamos entender o que é cada um dos 4Ps.

Produto: refere-se à variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções etc.

Kotler e Keller (2006) afirmam que o produto pode ser definido como tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, ou seja, bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

Preço: é composto pelo valor básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc.

Kotler e Keller (2006) salientam que o preço é o único elemento do composto de marketing que gera receita, os demais produzem custo, os autores avaliam ainda que por meio da determinação do preço uma empresa pode perseguir objetivos que definem estratégias como de sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado ou liderança de qualidade de produto. Os itens restantes que tangem o Composto Preço para os quais estão previstos descontos, concessões, condições e prazos de pagamento são igualmente importantes, mas devem levar em consideração principalmente o momento e a circunstância da venda, baseados também em uma realidade de mercado imposta pela concorrência, com o intuito de igualar-se ou criar diferencial competitivo.

Praça ou Ponto de Venda: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem etc.

A praça ou PDV pode referir-se ao canal de marketing que corresponde a um sistema de organização pelo qual o produto, recursos ou informações passam de produtores a consumidores, ou pode estar relacionada à distribuição física, que é a movimentação de produtos ou serviços, com local, quantidade e prazos determinados, e que se feita corretamente prioriza a manutenção e otimização de custos. O Ponto de Vendas ou Praça pode ser entendido como a combinação de agentes os quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final.

Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing) etc.

O marketing moderno é muito mais do que apenas criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é indispensável neste processo a comunicação com os clientes (KOTLER e KELLER, 2006). Ainda de acordo com os autores, as principais ferramentas do Composto Promoção são: propaganda, promoção de vendas, venda pessoal e relações públicas.

Estudo de caso:

História:

O Energético Red Bull foi, no meio dos anos 1980, criado pelo austríaco Dietrich Mateschitz inspirado em bebidas funcionais do Extremo Oriente. Ele criou a fórmula do Energético Red Bull depois de uma viagem de negócios à Tailândia, onde fez uso de uma bebida que possuía altos níveis de Cafeína e uma substância estimulante chamada Taurina. No dia 01/04/1987 foi vendida a primeira lata da bebida em seu mercado natal, na Áustria. E isso não significou apenas o lançamento de um novo produto, mas sim o crescimento de uma categoria completamente nova e hoje, a Red Bull atua em 171 países e já foram comercializadas pouco mais de 62 bilhões de latas até então.

"O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição.", refere o empresário. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. "O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções a longo prazo", afirma. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo.

Mix de Marketing no Energético Red Bull

O produto:

Atualmente a empresa possui, além do tradicional “Red Bull Energy Drink”, outros 4 produtos, sendo todos eles bebidas com o intuito básico de dar energia aos seus consumidores.

A fórmula do Energético Red Bull não é protegida por patentes ou royalties e mesmo assim a empresa não se diz ameaçada pelas grandes concorrentes, entre elas a Coca-Cola que mesmo com produtos semelhantes, não foi capaz de tomar o Market Share (espaço de mercado) da empresa austríaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (668.3 Kb)   docx (955.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com