TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo temático do desenvolvimento de produtos "Maionese de Hellman"

Trabalho acadêmico: Estudo temático do desenvolvimento de produtos "Maionese de Hellman". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de caso de desenvolvimento do produto “Maionese Hellmann’s”

1. Histórico do Desenvolvimento

1.1. A História

A história da maionese começou em 1903, quando o imigrante alemão Richard Hellman chegou aos Estados Unidos e, logo em seguida, em 1905, abriu uma pequena delicatéssen na cidade de Nova York. Grande parte dos emigrantes abandonaram a Alemanha no século XIX e início do século XX e se dispersaram em diversos países, sendo o destino principal os Estados Unidos. Hellman passou a vender em sua delicatéssen produtos artesanais e guloseimas, como por exemplo, as saladas acompanhadas com o molho “maionese” preparado por sua esposa. A maionese tornou-se tão popular que ele passou a vende-la em potes de madeira, acondicionados em caixas, para ser usada como manteiga. Em pouco tempo, o comerciante já estava vendendo para outras empresas o seu produto embalado em frascos de vidro.

Inicialmente, Hellmann vendeu duas versões da receita, e para diferencia-las, enrolou uma fita azul no pote de uma delas. A demanda pelos potes com a fita azul, conhecida como “a maionese do laço azul”, era tão grande que no dia 1 de setembro de 1912, Hellmann idealizou uma etiqueta azul para colar no pote, muito semelhante ao logotipo atual. Este ano ficou oficialmente conhecido como o lançamento da tradicional maionese, introduzida no mercado com o nome de Hellmann’s Blue Ribbon Mayonnaise.

O sucesso foi tão grande que a maionese passou a ser produzida em pequenas fábricas e distribuída por uma frota de caminhões. Essa nova fase determinou passos mais arrojados como a produção industrial da maionese da fita azul e a expansão dos negócios da empresa Richard Hellmann Inc. para outras regiões dos Estados Unidos. Ao que tudo indica o nome HELLMANN’S só começou a ser utilizado como marca registrada de maionese em 1926. Ainda na década de 1920 foram introduzidas as maioneses com sabores, como por exemplo, Tartar Sauce e a Sandwich Spread.

Ao mesmo tempo em que a maionese HELLMANN’S ganhava popularidade no leste americano, a Best Food, uma das maiores empresas americanas da área de alimentos, lançou um produto semelhante com o nome mayonnaise na costa ocidental, especialmente na Califórnia. A competição entre as duas marcas culminou, em 1932, com a compra da empresa Richard Hellmann Inc. pela Best Food, que seria incorporada ao grupo Unilever em 2000. A empresa Best Foods mantém as duas marcas no mercado norte americano, cada uma atuando em regiões diferentes dentro dos Estados Unidos. Hoje em dia a marca HELLMAN’S é utilizada no leste americano, América Latina, Oriente Médio, Europa e Canadá e Best Food no oeste americano, Austrália e Nova Zelândia.

A designação “Verdadeira Maionese” foi adotada em 1936, sendo utilizada até hoje.

1.2. Timeline

1903

● Richard Helmmann se muda da Alemanha para os Estados Unidos.

1905

● Ele abre sua delicatéssen na cidade de Nova York onde começa a vender saladas artesanais com o molho de Maionese preparado por sua esposa.

1912

● Considerado o ano de Lançamento oficial da Maionese Hellmann’s, onde ele começa a vender seu produto em uma embalagem personalizada e etiquetada.

1915

● O sucesso com o novo produto foi tão grande que o produto começou a ser produzido em pequenas fábricas, não mais artesanalmente e começou a ser distribuído por uma pequena frota de caminhões.

1926

● A marca Hellmann’s começa a ser utilizada como marca registrada do produto da empresa Richard Hellmann Inc.

● Nesse mesmo período começam a ser vendidas as maioneses com diferentes sabores dos dois originais.

1932

● A Richard Hellmann Inc. é comprada pela Best Food, empresa que dominava o oeste americano com suas maioneses.

1980

● Lançamento do balde de 5 litros de maionese, exclusivamente direcionado aos estabelecimentos comerciais.

1985

● Lançamento da maionese HELLMANN’S LOW FAT (com baixa quantidade de gordura).

1992

● Resolve apostar na diversificação da marca HELLMANN’S com o lançamento da DIJONNAISE CREAMY MUSTARD BLEND, uma maionese misturada com mostarda extremamente cremosa.

1997

● Lançamento de uma linha de molhos prontos para saladas.

2000

● A linha de mostarda foi ampliada com a introdução da HONEY MUSTARD (mostarda com mel) e DELI MUSTARD (mostarda marrom com raiz forte).

2002

● Lançamento da maionese com limão (HELLMANN’S LIME JUICE), que se tornou muito popular entre os consumidores hispânicos.

● Lançamento de uma linha de maionese light com sabores de bacon e tomate (Bacon & Tomato Twist), alho (Garlic Paradise) e ervas (Herb Sensation).

2003

● Lançamento dos molhos para saladas HELLMANN’S DIPPIN’ SAUCES nos sabores Rockin’ Ranch, Honey Mustard Madness (mostarda com mel) e Totally BBQ (sabor churrasco).

2006

● Lançamento da maionese HELLMANN’S CANOLA CHOLESTEROL FREE, feita com óleo de canola e enriquecida com Omega 3, e totalmente livre de colesterol. O novo produto foi introduzido com o slogan “All the great of taste of Hellmann’s”.

2008

● Lançamento da maionese com azeite de oliva.

2010

● Lançamento no Brasil da HELLMANN’S

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com