TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do planejamento estratégico

Seminário: Etapas do planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Seminário  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Etapas do planejamento estratégico

Atualizado em 25.4.2010

O planejamento estratégico organizacional é realizado em diversas etapas, de acordo com o porte, a estrutura e a mobilização das lideranças.

De modo geral, as principais etapas do processo são:

1) Formulação dos objetivos organizacionais e das prioridades a longo prazo. Inclui:

◊ A definição da visão – o que se “sonha” para a organização, o futuro realizável que motiva o presente.

-> O Yahoo declara na sua visão o compromisso com o futuro da internet e para isso realiza ações diretamente relacionadas à recuperação de informação e processamento de linguagem, à pesquisa sobre microeconomia (modelos de micropagamentos e serviços personalizados), à mineração de dados (data mining), a estudos sociológicos (para a compreensão do comportamento coletivo em comunidades) e à criação de redes de relacionamento.

◊ A definição da missão – identifica a organização, suas áreas de atuação, seus rumos.

-> A missão do Flickr, site de arquivamento e marcação de fotos, é "ajudar pessoas a tornar suas fotos disponíveis para as pessoas que realmente importam" e também "prover novas maneiras de organizar fotos". A visão deve ser específica para cada caso e não deve ter lugares comuns a todas as organizações, como "destacar-se pelo atendimento ao cliente", por exemplo.

2) Análise das forças e limitações internas – para o fortalecimento dos pontos fortes e superação dos pontos fracos. Inclui:

◊ O entendimento e a investigação da situação presente, com a modelagem dos grandes processos de negócios, a documentação e descrição dos processos e atividades, a construção de cenários, a identificação dos pontos de melhoria e mudança (tempo, custo e aplicação de tecnologias, por exemplo), a identificação de problemas.

◊ A análise dos recursos (financeiros, patrimoniais, humanos, tecnológicos) disponíveis para as operações atuais e futuras.

◊ A análise da estrutura organizacional – aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades; como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais; como as áreas respondem às mudanças de rumo.

◊ A avaliação dos resultados financeiro, de produtividade, inovação, crescimento.

3) Análise do ambiente externo, desafios e oportunidades. Envolve a avaliação e o monitoramento:

◊ Da conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, que afetam a sociedade e demais empresas.

◊ Do mercado e do público, das características atuais e das tendências futuras, das oportunidades e perspectivas.

◊ Das empresas que atuam na mesma área, com os mesmos clientes, consumidores ou recursos especialmente em relação a novos produtos, qualidade, reputação, imagem da marca.

◊ Dos fornecedores e parceiros, para verificar se os termos das negociações com estas empresas podem ser alterados em relação aos preços dos produtos e aos acordos de crédito.

◊ Da conjuntura tecnológica, pois as atividades-fim de muitas indústrias estão sujeitas a rápidas e imprevisíveis mudanças nesta área.

O acompanhamento do mercado é seguido da formulação dos indicadores-chave que servirão para a o posicionamento da empresa.

4) Formulação das alternativas de melhoria, linhas de ação para alcançar os objetivos, tendo em vista as condições internas e externas, com:

◊ A análise das forças e fraquezas competitivas, que demandem ações específicas de aperfeiçoamento.

◊ A análise das mudanças dos processos correntes (requisitos de mudança).

◊ A busca de boas práticas internas e no mercado.

◊ A modelagem e simulação dos processos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com