TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo E A Construção Social Da Saúde Na Ásia

Artigo: Etnocentrismo E A Construção Social Da Saúde Na Ásia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

Etnocentrismo é um grupo de pessoas que tem os mesmos hábitos e caráter social, discriminando ou julgando melhor, ou pior, seja por causa de condição social, diferentes hábitos ou manias, forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura. Etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

A cultura Indiana é muito rica e diversificada, baseada em danças, músicas, arquitetura, tradições, festas, e religiões. Ela é milenar que ao passar dos séculos recebeu várias influências orientais e ocidentais por isso é representada por uma das civilizações mais antigas da história.

Na Índia existem dois povos distintos, o povo intocável (Daliti) e os superiores (Bhrahmin) . Os sofreram de discriminação, são considerados inválidos, e isso faz com o que os leve a pobreza extrema, e vivem em condições abaixo do limiar mínimo para terem uma vida digna. Enquanto os Bhrahmin sagrados e pertencem a casta superior dos hindus. Os daliti são considerados menos que humanos, só podem usar roupas que encontram nos cadáveres e são condenados ao trabalho mais degradantes

O racismo também leva as pessoas a viverem em condições miseráveis. O racismo dá importância á distinção de raças humanas, considerando que existem umas raças superiores ás outras. O racismo é um conjunto de opinião pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os serem humanas, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com a sua origem, raça.

As construções sociais de saúde na índia são diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

http://pobrezahumana.wordpress.com/preconceitos-e-discriminacao/

Segundo pesquisa do Banco Asiático de Desenvolvimento, o alto crescimento econômico alcançado contribuiu para a exclusão social

O Banco Asiático de Desenvolvimento divulgou uma pesquisa dizendo que a saúde e a educação no sul da Ásia estão entre as piores do mundo, ganhando apenas da região África subsaariana.

De acordo com o relatório, o alto crescimento econômico alcançado, nos últimos anos, por países como Índia, Paquistão e Bangladesh, deixou muitos excluídos e não contribuiu para a redução da pobreza na região.

Segundo a pesquisa, a mudança no estilo de vida da população e a urbanização da região têm trazido novos desafios na saúde, como o aumento de ocorrência de doenças silenciosas como a diabetes, por exemplo. O estudo diz que a doença tem atingido pessoas em faixa etária cada vez mais jovem e que a situação poderá trazer impactos negativos em índices de produtividade.

Para combater o problema, a solução apontada pelo Banco é a destinação de mais recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com