TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo E A Construção Social Da Saúde Na Ásia

Monografias: Etnocentrismo E A Construção Social Da Saúde Na Ásia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 6

2. Desenvolvimento

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial

Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.

Essa avaliação é, por definição, preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.

Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.

O costume de discriminar os que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado dentro de uma sociedade. Agressões verbais, e até físicas, praticadas contra os estranhos que se arriscam em determinados bairros periféricos de nossas grandes cidades é um dos exemplos.

Os países ocidentais crêem piamente que o modelo de desenvolvimento socioeconômico proposto por eles é o único certo a ser seguido por todos. Na Ásia menor, ou Oriente Médio para os europeus, muitos crêem que o domínio de uma determinada religião sobre o globo terrestre é solução para a humanidade.

Saúde na China, é bem semelhante a nossa, a parte urbana é beneficiada com assistência medica sustentada pelo estado e entidades e outros trabalhadores usam de um seguro de saúde , pagando apenas parte das consultas.

Já na zona rural, pela primeira vez no pais em 2003 que investe em saúde para os agricultores , funciona como uma garantia medica básica, desde então vem se desenvolvendo.

Cobrindo apenas 40% dos distritos, mas segundo o primeiro ministro – Wen Jiabao diz que o sistema de seguro medico rural na china vai chegar a pelo menos 80%, construindo uma nova área rural socialista.

As construções sociais de saúde na índia são diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito atualmente bastante generalizado de que as condições comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

2.1 Problemas e Saúde

Um fator que agrava o problema da má distribuição demográfica são as altas taxas de natalidade e a tendência à concentração urbana, características de todos os países subdesenvolvidos, como é o caso da maioria das nações asiáticas. Apenas alguns poucos países conseguiram sucesso em suas campanhas de planejamento familiar, reduzindo-se o crescimento populacional na China e praticamente estancando-o no Japão.

A região da Ásia e do Pacífico precisa ampliar o acesso da população aos testes de AIDS e melhorar os programas de informação, já que apenas 10% das pessoas portadoras do HIV na região sabem que têm a doença. O pedido foi feito nesta quarta-feira (6) por cerca de 70 especialistas da ONU no encerramento de uma conferência de dois dias realizada em Phnom Penh.

“Isso representa o maior obstáculo na campanha para prevenir a expansão do HIV e para fornecer tratamento da AIDS”, acrescentaram. Segundo a ONU, cerca de 8,5 milhões de pessoas eram portadoras do vírus da AIDS em 2006 na região formada pela Ásia e pelo Pacífico. Os especialistas calculam que no ano passado houve um milhão de contágios e cerca de 500 mil mortes por causa da doença.

Cerca de 64 mil crianças vivem com o HIV, a grande maioria em Camboja, Índia e Tailândia, e apenas uma em cada cinco tem acesso a tratamento anti-retroviral.

O diretor da OMS para o Pacífico Ocidental, Shigeru Omi, qualificou de "direito humano imperativo" alguém saber se é ou não soropositivo, de modo que se possa atuar com tratamentos e medidas de prevenção.

A saúde japonesa começou mesmo há pouco tempo, antes eram usadas técnicas chinesas, depois também disparou criando um “sistema” para taxa de mortalidade e aumento de expectativa de vida, em 1961 a cobertura de saúde universal do Japão já era eficiente.

O Japão investe 8,5%, ou seja, nem fila tem para se consultar e vale lembrar, só pra ter uma idéia, o Brasil investe 4%%. Com isso o Japão tem o maior numero de idosos do mundo, já passado de 100 anos.

Eles são extremamente ligados a purificação do corpo e mente, é realizados exames de rotina normalmente em escola, trabalho ou mesmo na comunidade, tudo sem demora. Segue uma dieta rica e equilibrada, mantendo a pratica de exercícios físicos.

O Banco Asiático de Desenvolvimento divulgou uma pesquisa dizendo que a saúde e a educação no sul da Ásia estão entre as piores do mundo, ganhando apenas da região África subsaariana.

De acordo com o relatório, o alto crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com