TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Artigo: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  4.803 Palavras (20 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 20

Visão geral

Apresentação da disciplina:

A disciplina de Finanças Empresariais tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender a influência e a importância que há em se entender a área financeira para o profissional de logística, por meio da matemática financeira, indicadores financeiros, para saber a viabilidade de projetos, funcionamento do mercado financeiro e de capitais, análise de relatórios financeiros e a administração de capital de giro.

Objetivos:

• Compreender a importância da área financeira para o profissional de logística.

• Conhecer os principais conceitos e relatórios de gestão utilizados na gestão financeira para tomada de decisão.

• Entender a importância de administração de caixa para proporcionar lucro para empresa.

• Analisar os indicadores financeiros como resultado obtido através do desempenho passado das organizações e projetar novos resultados.

• Identificar, por meio da análise de investimento, a viabilidade um projeto.

• Aprender a matemática financeira para uso pessoal e profissional a partir da capitalização de juros simples e composto.

Conteúdo Programático:

Unidade I

- Objetivos e funções da Administração Financeira

- Conceitos de gestão financeira

- Administração do capital de giro

Unidade II

- Matemática Financeira

- Indicadores Financeiros

- Análise de viabilidade de um projeto

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão, e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (Portfólios), além do Material do Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de quatro avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula, web aula e material complementar.

WEB AULA 1

Unidade 1 – Finanças Empresariais

RESUMO: Na web aula I serão apresentados os objetivos e funções do administrador financeiro, bem como os conceitos básicos e como é realizada a administração do capital de giro.

Palavras-chave: Finanças; Demonstrações contábeis e Administração de capital de giro.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Olá pessoal,

É com grande satisfação que estou apresentando a disciplina de Finanças Empresariais para vocês. Sou a profa. Karen Manganotti, e estaremos nessas unidades de estudo aprofundando-se no tema de finanças com o objetivo de desenvolver suas habilidades como profissional de logística.

OBJETIVOS E FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Vamos iniciar a nossa Web aula com a compreensão da importância do tema para o profissional de logística que, muitas vezes, acredita que o essencial é saber os conteúdos pertinentes à sua área de atuação. Mas, como sabemos, uma organização é composta por muitas áreas e todas com finalidades específicas que proporcionam ao final o bom desempenho da empresa.

Outro ponto que devemos considerar é a velocidade de mudanças que ocorrem constantemente pela globalização, pela concorrência acirrada e também pela modernização das atividades de uma empresa. Isso ressalta mais a necessidade do profissional de logística entender sobre área financeira, e outras áreas.

Então vamos iniciar descrevendo o conceito de finanças e destacando as principais atividades e funções do financeiro, com o objetivo de troca de informações entre as áreas.

De acordo com Gitman (2004, p. 4), o conceito de finanças “é como a arte e a ciência da gestão do dinheiro”. Comenta em seu livro que essa área é muito dinâmica e ampla. Esse conceito pode ser confirmado por cada um de nós, que todos os dias precisamos fazer a gestão do dinheiro, ou seja, pagar as contas, fazer compras, se alimentar, trabalhar, e esses elementos estão diretamente interligados e, na maioria das vezes, vinculados ao dinheiro.

Podemos dividir a área financeira em duas partes:

• Serviços financeiros: está ligado ao desenvolvimento e entrega de serviços financeiros, como: produtos bancários, planejamento financeiro pessoal, etc.

• Administração financeira: está ligada mais às atividades financeiras da empresa, como: concessão de crédito a clientes, avaliação de projetos, etc.

Abordaremos as duas áreas citadas, porém, inicialmente, falaremos e teremos mais ênfase na administração financeira, porém, em muitos momentos, citaremos alguns serviços financeiros que estão ligados à tomada de decisão de uma organização.

Assim, Lemes Júnior (2005) diz que a administração financeira tem por objetivo maximizar a riqueza das organizações. Para otimizar os recursos, o administrador financeiro tem muitas opções de alocar os recursos disponíveis. O interessante através dessas definições, é que todos os profissionais da organização têm o mesmo objetivo de obter mais lucro e assim conseguir prolongar a vida o máximo possível. Um exemplo muito típico do profissional de logística é reduzir os deslocamentos da entrega de produto e assim, consequentemente está alterando os resultados financeiros da empresa.

Mas quais são as funções de um administrador financeiro. O que um administrador deve priorizar? O que deve conhecer para exercer sua função do modo mais adequado?

Segundo Sanvincente (1995), em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com