TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS

Resenha: FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

• FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS

Uma organização como um todo, de modo geral, fica difícil administrá-la, por isso se divide a organização em grupos de áreas de atuação (Funções Organizacionais).

As funções são áreas especializadas para que os administradores executem de forma que cuide apenas de sua área, para assim ficar menos complexo o processo de administrar, e para que o melhor desempenho da organização em relação aos seus objetivos seja obtido.

Para que posamos atuar em uma organização buscando a melhoria dos processos, com o objetivo final de melhor atender nossos clientes, é preciso conhecer a empresa, como é estruturada e como estão definidas as responsabilidades de cada área.

Existem várias formas de se visualizar uma empresa, uma delas é a visão sistêmica. Assim como o corpo humano com cada um dos órgãos realizando uma função específica, a empresa também pode ser vista como um sistema composto de vários elementos que em conjunto devem realizar um objetivo comum.

O sistema administrativo e composto de várias funções administrativas das quais podemos destacar quatro funções principais:

• Função produção

• Função marketing

• Função financeira

• Função recursos humanos

A estrutura de cada uma dessas funções deve ser planejada para que a organização funcione de forma eficiente e atenda as necessidades dos usuários/clientes dos serviços.

• PRODUÇÃO

Segundo Maximiano (2010) o objetivo básico da função da produção é transformar insumos para fornecer algum produto ou serviço da organização aos clientes da mesma. Produção pode ser oferecida de duas formas:

- Fornecimento de serviços. Exemplo: instituição de ensino.

- Fornecimento de produtos. Exemplo: fabricação de automóveis

No entanto, o processo produtivo é dado em três partes:

- Produção em massa: grande número de produtos idênticos de maneira padronizada, como automóvel;

- Produção contínua: é o processo que não é interrompido, como fornecimento de açúcar;

- Produção unitária: pequenos bens e serviços, sob encomenda, como revisão por período de uso do automóvel.

• MARKETING

Marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com