TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação dos fatores críticos de sucesso na implementação de um BPM.

Por:   •  23/12/2015  •  Artigo  •  2.478 Palavras (10 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório para as entregas sobre o paper de

Engenharia de Processos

Prof. D.Sc. Roquemar Baldam

Nome dos participantes                        Número do grupo:

Carlos Felipe Hyppolito, Davi Peyroton, Luan Pinho Augusto.  

Data: 09/06/2015

Título do paper

 Identificação dos fatores críticos de sucesso na implementação de um BPM.

Pergunta de Pesquisa

Quais os fatores que influenciam para o sucesso na implementação de um BPM?

Objetivos

Geral

Verificar os fatores críticos de sucesso na implantação do BPM.

Específicos

Identificar casos de implantação e BPM.

Identificar e validar fatores críticos comuns.

Hierarquizar os fatores encontrados.

Cronograma

[pic 1]

Identificação dos fatores críticos de sucesso na implementação de um BPM.

Carlos Felipe Martins Hyppolito dos Santos

Davi Soares Peyroton

Luan Pinho Augusto

Roquemar de Lima Baldam

Instituto Federal do Espírito Santo

1. Introdução

Para a melhoria dos resultados das empresas, há a necessidade da busca por conhecimento de como se realizar de forma mais eficiente as tarefas, verificando melhores práticas, redução de itens que não agregam valor e geram custos, tecnologia. AS estratégias de aprendizagem para competição estão relacionadas ao uso de metodologias para melhoria, buscando ferramentas apropriadas para a resolução de problemas, a busca pelas melhores práticas.

Atualmente o BPM, ou gerenciamento de processos de negócio, é considerado um dos melhores métodos para o gerenciamento de processos, podendo gerar melhorias consideráveis para as empresas que o adotam, especialmente quando somado a análises de fatores adicionais.

Mesmo assim, o BPM possui limitações, não gerando, isoladamente, grandes contribuições para o objetivo desejado, que deve ser claramente definido. Existem fatores críticos para o sucesso do gerenciamento de processos, que podem fazem com que os resultados desejados não sejam atingidos, dentre eles o alinhamento estratégico, suporte da alta gerência, gerenciamento do projeto e um ambiente colaborativo.

2. Metodologia

Para responder à pergunta da pesquisa, será feita revisão da literatura com o objetivo de identificar os fatores críticos de sucesso na implementação do BPM nas empresas.

Será utilizado um método multicritério para hierarquizar os fatores críticos de sucesso.

Na gestão empresarial é muito comum o problema de determinar as alternativas críticas entre um conjunto de alternativas. Normalmente as empresas utilizam apenas um critério para avaliação dessas alternativas: o processo que mais afeta a obtenção do resultado final. Essa é uma forma mais cômoda e viável de análise multicritério.

3. Revisão bibliográfica

3.1. Motivação para implementação do BPM (business process manegement)

As empresas, particularmente as de manufatura, devem controlar os custos operacionais e aperfeiçoar os processos de negócio para atingir vantagem competitiva (Choua, 2013). Avanços em tecnologia da informação (TI), globalização dos mercados, descentralização das operações, e a crescente da preocupação com as questões ambientais forçaram as empresas a repensarem suas estratégias e técnicas de produção e qualidade, incluindo o gerenciamento das operações de uma forma geral (Lin, 2012). A mudança no ambiente de negócios tem sido especialmente problemática nos últimos dois anos. Ao contrário de crises econômicas anteriores ou recessões, esse período tem visto o colapso, do apoio em larga escala, de várias das principais instituições financeiras, o que afetou severamente o nível de negócios e endividamento interno disponível (Lynch, 2012).

Há uma clara necessidade de uma linguagem de modelagem de processos de negócios que possam ser expressivas e formais o suficiente, e facilmente compreensível também por usuários finais e não apenas por especialistas da área Uma vez que uma imagem clara que descreve ou um fluxo de trabalho ou um processo de negócio é na maioria dos casos autoexplicativo, muitos usuários têm como objetivo enriquecer descrições de processos com os diagramas, a fim de transmitir o significado pretendido para o processo associado (Chinosim, 2012).

3.2. BPM

O Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) é uma ferramenta utilizada para aumentar a eficiência e a eficácia dos processos organizacionais através da melhoria e inovação (Schmiedel, 2014) e refere-se a administrar as complexas relações entre todos os processos de negócio da rede colaborativa da manufatura e guia todas as atividades disponíveis a fazer a sua parte para satisfazer as demandas dos clientes utilizando o mínimo de recursos. Com esse modelo de gerenciamento, o desempenho de cada processo é transparente para a alta gerência, o que implica que os processos de negócio podem ser avaliados de forma mais extensiva e os gargalos das manufaturas podem ser mais facilmente identificados. (Lin, 2012). Para uma iniciativa bem-sucedida, a seleção de processos adequados para aplicação do BPM é muito importante. No entanto, é difícil avaliar os processos de negócio de forma sistemática e razoáveis ​​para as empresas que pretendem introduzi-lo (Cho, 2011).

Um sistema de BPM é um sistema de software genérico que é impulsionado por representações explícitas de processo para coordenar a promulgação de processos de negócios (Weske, 2007) e tem sido amplamente reconhecido como uma abordagem útil para a inovação apoiando, transformando, o desenvolvimento organizacional, a gestão de mudanças, arquitetura corporativa, auditoria e conformidade (Tang, 2013).  Sistemas de BPM envolveram questões de flexibilidade e agilidade por um longo tempo, desde que foram introduzidos da indústria de transformação em 1980 (Gong, 2012). O gerenciamento de serviços é fundamental para a empresa virtual e de ambiente terceirizado, incluindo indústrias transformadoras. Empresas virtuais são baseadas nas competências essenciais e, portanto, a de fabricação tornou-se mais uma de serviço (Gunasekarana, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (103.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com