TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazes Do Marketing

Ensaios: Fazes Do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Fases do MKT

O marketing em sua história passou por diferentes fases. Na primeira fase a grande questão, para as empresas, era produzir e não vender. O papel do marketing era, essencialmente, a entrega dos produtos em locais onde pudessem ser comprados. Esta fase abrangeu o período entre a Revolução Industrial até o final da Segunda Guerra Mundial.

Na segunda fase, logo ao final da Segunda Guerra, nos anos de 1945 e 1946, começou a surgir uma preocupação no sentido de como agir com os consumidores e qual seria o melhor procedimento que possibilitasse alcançar o objetivo da venda e a redução nos estoques. Sendo assim, a propaganda e o marketing dão seus primeiros passos. Nesse período surgiu as primeiras equipes de vendas, ou seja, os mascates. Essas equipes consistiam em equipes que saiam vendendo produtos de porta em porta. P. T. Barnum, autor de “The Science of Getting Rich” e “The Art of Money Getting” foi um ícone deste período, cheio de truques que faziam da arte de vender quase num espetáculo de charlatanice e que faz com que até hoje os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança.

Na década de cinqüenta, a terceira fase do marketing aparece com a preocupação com o mercado e com produtos de melhor qualidade, pois o propósito das empresas é satisfazer o desejo do cliente para que ele possa voltar e comprar mais vezes na sua loja ou em qualquer outro comércio que trabalhe. Com isso o consumidor fará o marketing da empresa, aumentando os seus clientes.

A quarta fase do marketing se inicia em 1982 com a orientação direcionada ao cliente. A função principal da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer à clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa, via estudos de mercado e com base nessa consulta, caso seja favorável, oferecer-lhe produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos.

Resumidamente, o cliente é a razão da existência das empresas. E este cliente está cada vez mais exigente e valorizando o atendimento personalizado. Há a necessidade de uma percepção para entender o que cada consumidor deseja e quais as suas necessidades e desejos. Muitas empresas conseguem diferenciar seu preço e divulgar sua marca através do excelente atendimento que proporcionam ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com