TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Para O Sucesso

Ensaios: Ferramentas Para O Sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A humanidade passou por alguns períodos que marcaram épocas. No período extrativista o “bem” de maior valor era o alimento. Com a sua escassez, os homens passaram a cultivar sua própria comida. O excedente produzido era utilizado como “bem” de troca, período este definido como Agrícola. Foram muitos anos de mudanças até chegarmos ao mundo atual.

O mundo de hoje é definido como a era da tecnologia portátil. Estamos vivenciando o início de uma era onde a sobrevivência daqueles que não dominarem os novos recursos, ficará mais difícil e impraticável em todos os ramos da atividade humana.

Por outro lado, para atender essa necessidade da sociedade, as organizações precisam manter-se atualizadas. Em virtude disto, a concorrência vem aumentando gradativamente e somente, quem possuir os melhores produtos poderá atingir seus objetos e sobreviver no mercado.

Um exemplo de inovação é o da Microsoft, a mesma está passando por algumas mudanças a fim de consolidar-se no mercado de tablets e smarthphones. Isto está expresso no artigo “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, o qual serve de embasamento para a realização deste trabalho, que tem por finalidade estudar os principais conceitos de Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação.

2 PESQUISA DE MERCADO

Ao longo dos anos a Microsoft vem desenvolvendo programas para atender necessidades empresariais e domésticas, através de seus produtos: Desktpos e Laptos.

A procura por tablets e smarthphones está superando a demanda por estes dispositivos.

A Microsoft não ficou aquém ao novo mercado, entretanto despendeu maiores recursos na inovação de produtos já existentes. Essa forma de pensar e realizar, acabou por deixar esta organização atrás de empresas como a IPhone e a Android, no quesito tecnologia portátil.

Não obstante ao cenário atual, a Microsoft precisa manter-se no mercado de forma mais igualitária. Para que isto ocorra algumas ações são primordiais e devem ser imediatas. Uma delas é a verificação junto aos consumidores das reais necessidades.

Você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com pesquisa de mercado? A resposta é simples. Para que a Microsoft conheça melhor este novo mercado e suas demandas, deverá efetuar algumas pesquisas.

Dentro das organizações, onde hoje possui sua maior receita, o mais adequado é utilizar pesquisas de Grupo Focal, um método Qualitativo, realizado num grupo pequeno de pessoas, as quais serão capazes de definir a melhor tecnologia para a empresa.

No público não organizacional, ou seja, aquele definido aqui como pessoas normais, a melhor metodologia a ser aplicada é a da pesquisa Quantitativa, onde o pesquisador tem a intenção de medir e quantificar o grau de satisfação ou de necessidade dos seus clientes.

3 MARKETING

O marketing é o processo utilizado para definir quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, bem como a estratégia a ser utilizada nas vendas, na comunicação e no desenvolvimento do negócio.

Concorrência é o conceito utilizado por Kotler (2008), que designa a disputa entre produtores de um mesmo bem, com a finalidade de possuir a maior parcela do mercado. Como variáveis deste processo, existe o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade de pontos de vendas e a imagem que o mesmo irá causar junto aos consumidores.

Muito se fala na palavra produto dentro do processo de marketing e sua definição mais adequada é a de um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção para atendimento de um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Ainda em marketing, existe um grupo de atividades que juntas constituem o mix de comunicação. Estas atividades são denominadas propaganda, relações públicas, venda pessoal, marketing direto, promoção de vendas e eventos. O conceito de cada uma delas está descrito abaixo:

a) Propaganda: técnica de comunicação em massa, paga. Sua finalidade é fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas aos anunciantes

b) Relações Públicas: função administrativa, utilizada para avaliar as atitudes públicas. Identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público.

c) Venda Pessoal: é a interação que ocorre diretamente entre vendedor e comprador.

d) Marketing Direto: o objetivo é atingir o consumidor de forma específica, de maneira inovadora.

e) Promoção de vendas: é um conjunto de técnicas de incentivo, objetivando estimular a compra/venda de forma mais rápida e em maior volume.

f) Evento: é uma forma de apresentar a instituição e seus produtos. Por se tratar de algo específico tende a possuir mais qualidade e informação que qualquer outro meio de comunicação.

4 NEGOCIAÇÃO

Existem várias definições para o termo negociação:

"Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com