TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Como Ferramenta de Sucesso

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.340 Palavras (14 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 14

UNIESP[pic 1]

Instituto de Ensino Superior de “Santo André”- IESA

Motivação como ferramenta de sucesso

[1]Gláucia Henrique Soares

Midiã Estevam Casaroti

Solange Silva Rocha

Thailine Silva Alves

Wellington Costa Rodrigues

Professora Orientadora: Gislaine Fonseca

Resumo

Esta pesquisa tem ênfase em identificar o quanto o aspecto motivacional influencia o individuo na realização do objetivo profissional, caracterizando também o sucesso, que nada mais é do que a sensação de satisfazer-se pelo resultado alcançado em determinado aspecto.

Este estudo explica alguns fatores motivacionais que refletem diretamente nas ações de cada ser, a sensação de motivação e o quanto isso faz com que o indivíduo apresente um desempenho melhor, trabalhe melhor, se torne mais produtivo ou dedicado na realização de suas tarefas profissionais, e o quanto alcançar o sucesso profissional demanda muitos fatores intrínsecos e extrínsecos.

 Aspectos conceituais confirmados constituem a fundamentação dessa pesquisa, trazendo esclarecimento e resposta a questão levantada.

Palavras Chave: Motivação, realização profissional, sucesso.

Abstract

This research has emphasis on identifying how the motivational aspect influences the individual in making the career goal , also featuring success, which is nothing more than the feeling to be satisfied by the result achieved in a certain aspect .

This study explains some motivational factors that directly reflect the actions of each being, a sense of motivation and how this causes the individual to present a better performance , work better , become more productive or dedicated in performing their professional tasks , and how to achieve professional success demands many intrinsic and extrinsic factors .

 Confirmed conceptual aspects are the basis of this research , bringing clarification and answer the question raised .

Key words: motivation, professional accomplishment, success.

Introdução

Esta pesquisa tem ênfase em identificar o porquê algumas atividades profissionais desestimulam o indivíduo a ponto de torná-lo improdutivo.

No ambiente corporativo muitos fatores retêm os estímulos do indivíduo, fatores como, estilo de liderança, a falta de reconhecimento, nepotismo, falta de conhecimento das políticas da organização como um todo também se torna aspecto desmotivador, pois nesse caso o colaborador não entende o grau de importância que sua ação exerce dentro daquele ambiente, então não vê sentindo em dedicar-se na realização das atividades que lhe são propostas, porque não sabe o quanto seu esforço pode gerar retorno para si e para a empresa.

O objetivo do trabalho é mostrar o quanto fatores aleatórios e de ordens emocionais afetam o ser em sua totalidade, levando-o a perder a perspectiva de seus próprios sonhos, trazendo como conseqüência desmotivação, improdutividade, entre outros pontos impares que explicam a necessidade desse estudo. Com isso esclarecer a importância da motivação para a realização de objetivos profissionais.

É valido lembrar que a motivação parte de dentro para fora de cada pessoa e se isso não ocorre, não adianta ficarem frente a frente com pacotes de benefícios atraentes, salários acima da média e programas de qualidade de vida. Todas essas ações parecerão inúteis e sem valor algum, caso a própria pessoa não busque primeiro a auto-motivação.

A Metodologia aplicada será desenvolvida em torno de pesquisa bibliográfica, de campo e de material acessado por meio eletrônico.

Motivação

Motivação refere-se aos fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo. A motivação de um funcionário reflete-se na quantidade de tempo e na atenção dedicada ás suas atividades. Enfatizam o seu caráter intrínseco, tendo em vista nascer de necessidades interiores de modo que o que os líderes, podem fazer para estimular, incentivar, provocar a motivação de seus funcionários (CAVALCANTE 2009).

O que é motivação? Vamos começar dizendo o que não é. Várias pessoas acham que a motivação é um traço pessoal, isto é, alguns a têm e outros não. Na verdade, alguns gerentes rotulam os colaboradores como preguiçosos por estarem desmotivados. Este tipo de rótulo pressupõe que um indivíduo é sempre preguiçoso ou não se motiva com o que faz, mas os principais conceitos e teorias motivacionais mostram que isto não é verdade. É possível afirmar é que a motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação.

Para Toledo (1992) motivação é uma das expressões mais frequente utilizadas, nos tempos de hoje, em seus diferentes sentidos. Vulgarmente, quando a utilizarmos, queremos significar: o porquê fazemos alguma coisa, ou seja, “a razão ou a causa que nos leva a pensar ou agir em certa forma. Por exemplo a ambição por dinheiro motivou João a mudar de profissão “, ou “motivada pelos bons resultados do programa, a diretoria decidiu investir mais fundos no mesmo”.

Portanto, motivação é um sentimento de ordem interna que dá início, dirige e integra o comportamento de uma pessoa. Este motivo é constituído, de um impulso (que pode ser provocado por fator externo ou interno) e uma recompensa, que se dá quando o objetivo do impulso é alcançado.

No experimento de Hawthorne, a série de ações tomadas junto aos grupos de experimentos e de controle produziu um estado de ânimo grupal que poderia ser chamado de motivação positiva e que foi expresso em termos de um comportamento mais positiva. Não resta a menor dúvida de que o estado de motivação positiva é gerador de boa criatividade e produtividade, sendo, naturalmente, o estado de motivação negativo gerador de resultados negativos.

Mais importantes do que o reflexo dos estados motivacionais na produção de mercadorias e serviços é o seu reflexo no próprio desenvolvimento do ser humano. O “produto” final buscado por qualquer pessoa é sua felicidade, e é fácil constatar o papel fundamental que os estados de motivação desempenham nesta busca. Considera, então, um aspecto vital a pessoa, assim como para as organizações, é importante que a motivação seja compreendida em termos conceituais amplos e não classificada, apenas como um dos conjuntos técnicas de recursos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (180.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com