TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade

Trabalho Universitário: Fichamento Do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do Livro: Contar História Uma Arte Sem Idade

SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

Resumo

A autora durante um estágio no curso de magistério teve a idéia de chamar a atenção das crianças contando história. Lembrou os enisamentos dos professores de Didática e percebeu que ouvir história e cantar é coisas que as crianças gostam muito, resolveu aprimorar e a ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro. (p.9)

Capítulo 1: Escolha da história

Nem toda história vem no livro pronto para ser contada. A linguagem por mais simples que seja ainda requer adaptações para que facilite compreensão. (p.13)

Para a escolha da história é preciso levar em conta: o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária. (p.14)

Para os pré-escolares as histórias devem ter enredo simples, vivo atraente, contendo situações que se aproxima o mais possível da vida da criança, do seu meio social de brinquedos e animais que os rodeiam. (p.15)

Em casos específicos requer bom censo nas escolhas, por exemplo, crianças enfermas, inválidas, deficientes visuais,cada uma precisa de uma escolha especial. (p.20)

Capítulo 2: Estudo da história infantil

Estudar uma história em primeiro lugar é divertir-se com ela, captar a mensagem que ela tras e em seguida após algumas leituras identificar os elementos essenciais a sua estrutura,analisando e comparando. (p.21)

A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história diferenciando no enredo o que é essencial e o que são detalhes, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes o narrador pode usar a sua imaginação e criatividade. (p.22)

Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar letras com músicas conhecidas, que introduzidas no enredo ou no final. (p.27)

Capítulo 3: Formas de apresentação da história

A história tem várias formas de apresentação, os recursos mais usados são: simples narrativa, a narrativa com auxílio do livro, o uso de gravuras, de desenhos, narrativa com interferência do narrador e dos ouvintes. (p.31)

Para cada situação e circunstancias usa-se recursos diferentes, cada apresentação tem vantagens especiais, escolher o recurso é fundamental, as apresentações devem ser alternadas e definidas dependendo do local. (p.46)

Capítulo 4: A narração da história

Além das técnicas didáticas o narrador precisa ter naturalidade para contar histórias (p.50)

A duração da narrativa depende da faixa etária e do interesse do ouvinte. (p.54)

O narrador deve saber lidar com as interrupções (p.56)

Capítulo 5: Atividades a partir da história

A história não acaba quando chega ao fim convém sempre que possível introduzir atividades de enriquecimento de acordo com sua preferência: dramatização, pantomima, desenhos, recortes, modelagens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com