TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso Fichamento Netflix

Por:   •  2/11/2018  •  Dissertação  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Fichamento de Estudo de Caso

Marcelo Oliveira de Araujo

Trabalho da disciplina storytelling,

                                                 Tutor: Prof. Gabriela Mafort.

Biblioteca da universidade

2018

Estudo de Caso:

Storytelling

Netflix

REFERÊNCIA: SHIH, KAUFMAN e SPINOLA. WILLY, STEPHEN e DAVID. Netflix. Harvard Business School, 27 de abril de 2009

A Netflix é e sempre foi uma empresa inovadora, buscando novas maneiras mais simples de levar filmes até seus clientes, em 2007 se preparava para a tão esperada entrada no mercado de filmes online, apesar de acreditar que o mercado de locação de DVDs iria se manter saudável por alguns anos, Reed Hastings fundador e CEO da companhia pioneira em locação online de DVDs, sabia o anúncio traria grande impacto para a empresa e mercado.

A origem da empresa é simples, Hastings que já era um empreendedor de sucesso, havia fundado e vendido uma empresa de software, após pagar multa por atraso na devolução de um DVD esquecido, começou a buscar formas alternativas de oferecer o serviço de home movie aumentando o nível de satisfação dos clientes. Até final de 2006 os clientes da Netflix tinham a disposição mais de 70.000 títulos diferentes e 90% dos assinantes recebiam suas locações em casa até útil, isso mantido com 55 milhões de DVDs mantidos em 44 centros de distribuição espalhados pelo país, com o pagamento da assinatura mensal eles tinham direito de manter até 3 filmes em sua posse, a Netflix tinha uma receita de quase 1 bilhão de dólares, gerando um fluxo de caixa livre de 64 milhões de dólares.

Fundada em 1997 a Netflix surgia em uma época em que o mercado de home movie era uma atividade fragmentada, preenchida em grande parte pelas pequenas locadoras do varejo, os clientes se dirigiam até a locadora mais próxima, escolhiam o filme em uma prateleira entre diversas sessões e pagava pela locação, principalmente de fitas VHS, os clientes pagavam de 3 a 4 dólares para ficar com fita entre dois dias a uma semana e em casos de atraso na devolução pagavam uma multa por dia de atraso.

A rede nacional de locadoras Blockbuster era a principal empresa do mercado e mantinha em estoque uma seleção de filmes semelhantes, cerca de 2.500 títulos diferentes por loja, geralmente os títulos de maior sucesso e mais buscados para locação. Como os filmes menos conhecidos tinham menor demanda, as locadoras eram sempre relutantes em manter estoque de títulos menos conhecidos, afinal era a receita da empresa dependia de maximizar os dias que qualquer filme ficava alugado. Outra importante receita da empresa era a multa cobrada por atraso, em 2004 as taxas representavam mais de 600 milhões de dólares para a Blockbuster, cerca de 10% das receitas.

A Neteflix fundada em 1997 oferecia filmes entregues em domicílio, com uma estratégia diferente a Netflix não atraia os clientes para se deslocarem até uma loja física, as pessoas escolhiam o filme no site e recebiam em casa. Inovando ao oferecer DVDs em uma época que a maioria dos filmes estavam disponíveis em VHS a Netflix fez parcerias com fabricantes incentivando a compra de aparelhos de DVD e assim aumentar seu mercado.

A Netflix sempre teve como base a satisfação do seu cliente, então com um catalogo de filmes tão grande para escolha dos filmes, o site incluía um motor de busca que permitia aos clientes navegar facilmente pelas seleções de títulos, ator, diretor e gênero, e os clientes formavam uma espécie de fila lista de títulos a serem recebidos, recebendo um novo título após devolução de outro título.

Inicialmente a empresa começou praticando preços iguais ao do varejo, 4 dólares mais uma taxa de 2 dólares pelo frete e com a cobrança de multas por atraso, porém com o tempo a empresa mudou sua cobrança oferecendo locação ilimitada pela primeira vez na história e também com tempo deixou de lado as multas por atraso de devolução, isso simplificou o serviço e propôs um novo valor para seus clientes, aumentando a satisfação conquistando novos fãs. Todas as alterações foram realizadas com base em análises do mercado e feedbacks dos clientes, assim as campanhas sempre tinham grande impacto.

A divulgação dos filmes no site era basicamente realizada em páginas com uma sinopse dos filmes, mas isso limitava a divulgação e ainda fazia com a maior demanda fosse pelos títulos mais conhecidos, o que atrapalhava muito o gerenciamento de estoque da empresa. Para buscar maior eficiência e levar os assinantes até títulos menos conhecidos, foi implementado um sistema de recomendação que escolhia o melhor filme a ser mostrado para o cliente, o sistema era baseado em classificações deixadas pelos assinantes e o histórico de filmes locados, o sistema foi um grande sucesso aumentou novamente a satisfação dos assinantes e facilitou o gerenciamento do estoque, já que não os títulos menos conhecidos receberam demanda, diminuindo a demanda pelos títulos mais famosos, também entrando em acordo com um dos objetivos da empresa que sempre foi oferecer maior espaço para a filmes independentes ou de baixa procura nos cinemas.

Com essas alterações a Netflix já se diferenciava muito do varejo tradicional, onde os clientes saiam de casa para buscar filmes, demonstravam insatisfação no pagamento de multas e em ter poucas opções de escolha, a Netflix criou um sistema que facilitava as escolhas dos filmes em catalogo muito maior, ofereciam um valor mais atrativo e sem multa, com muita facilidade.

A empresa ainda não havia conseguido atingir a sua proposta de entregar todos os DVDs locados em até um 1 dia útil, algumas locações tendo prazo de até uma semana e isso frustrava muito seu fundador, na busca de melhorar essa logística foram realizados acordos alterações no trabalho com os correios e principalmente a abertura de novos centros de distribuição, com isso a empresa cobria a maior parte do território dos EUA e 90% de seus assinantes recebiam suas locações em até 1 dia útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (48.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com