TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Negociação (Samuel L. Jackson)

Ensaios: Filme A Negociação (Samuel L. Jackson). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  3.694 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE O PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO E TIPOLOGIAS DE NEGOCIAÇÃO EVIDENCIADAS

O filme conta a história de um policial, alvo de uma armação, que acaba tendo que negociar de uma maneira muito particular para livrar-se de uma acusação a qual não tinha culpa.

A forma que o personagem encontrou para negociar e se livrar da prisão foi realizar um sequestro de seus próprios colegas de trabalho. Inicialmente, não houve planejamento antes da negociação, tendo o policial tomado a decisão por impulso.

Na cena do sequestro, o policial acaba negociando com vários atores, entre eles aqueles envolvidos no esquema da corrupção, mas principalmente com a polícia local. Dessa forma, foi evidenciada uma tipologia de negociação ganha-ganha, uma vez que foi estabelecido um sistema de barganha, onde o policial fazia diversas reivindicações em troca do bem-estar dos reféns.

COMUNICAÇÃO, CLIMA E A CONFIANÇA DURANTE O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

COMPORTAMENTO E FLEXIBILIDADE DOS NEGOCIADORES

No início da negociação, o mediador da polícia local era conhecido pelo personagem principal, o que prejudicou o processo, principalmente por parte da polícia, e tornou o clima inviável. Assim, uma das estratégias adotadas pelo personagem foi chamar um negociador imparcial, auxiliando na confiança e comunicação do processo.

Ambos os negociadores, necessitavam de confiança para o sucesso da negociação. Sucesso que, para o negociador da polícia era o resgate dos reféns com vida e, para o policial suspeito, obter o máximo de informações para provar a sua inocência. Assim, observou-se ao longo de todo o filme o esforço de ambas as partes para manter a confiança. Apesar disso, houve um momento no filme em que o negociador da polícia passa uma informação falsa e o policial suspeito acaba perdendo a confiança e todo o processo teve que ser retomado – este inclusive simula o assassinato de um policial refém, o que também gerou desconfiança do negociador da polícia. Esta ação demonstrou a fragilidade do processo de negociação e o FBI acabou intervindo e tomando a decisão de invadir o prédio, na tentativa de capturar os reféns.

Para o sucesso da negociação, foi necessária uma flexibilidade mediante a realização de concessões, onde no final do filme, o próprio negociador entra no prédio e o policial suspeito utiliza da ajuda dele. Assim, o objetivo foi alterado, pois o que havia sido definido se tornou inadequado.

ESTILOS DOS COMPORTAMENTAIS DOS NEGOCIADORES

PREOCUPAÇÃO DOS NEGOCIADORES COM OS INTERESSES DAS PARTES OPOSTAS

O estilo comportamental do policial evidenciado no filme foi o estilo analítico, uma vez que este estilo caracteriza pessoas precisas, organizadas, sérias, cuidadosas, com elevados padrões e alta capacidade crítica. No filme ele demonstrou habilidade em avaliar pessoas e situações, buscando sempre a perfeição. Sob o aspecto negativo, o personagem demonstrou características como: detalhista, teimoso, maçante, evasivo e a tendência em ocultar as informações relevantes.

Ambas as partes do processo de negociação estavam preocupadas em atender os interesses das partes opostas com o objetivo de obter o sucesso de seu objetivo pessoal. Mesmo assim, como esta preocupação somente existia no sentido de obter vantagens pessoais, os interesses das partes opostas acabaram sendo deixados num segundo plano. Isso ficou evidente no filme quando o negociador da polícia passou uma informação falsa e quando o policial suspeito demonstrou ter assassinado um refém.

Já o negociador da policial demonstrou inúmeras características do estilo controlador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com