TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Artigos Científicos: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho de Administração apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do IV semestre

Orientadores : Profª. Helenara Regina Sampaio

Profª. Janaína Vargas Testa

Profª. Regina Lúcia Sanches Malassise

Prof. Thiago Nunes Bazoli

Prof. Fábio Proença

Olho D’água das Flores-2013

SUMÁRIO-

1 - INTRODUÇÃO- 3

2 - DESENVOLVIMENTO- 3 a 8

3 - CONCLUSÃO- 8

4 – REFERÊNCIAS- 9

Olho D’água das Flores-2013

1-INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos pesquisar e analisar a possibilidade da Empresa XPZ, operar no segmento de revenda de móveis.

Antes de iniciar neste novo segmento, a empresa deverá fazer uma análise mercadológica, algumas análises adicionais, tais como: questões de micro e macroeconômica; questões fiscais/tributárias; questões financeiras,

que vão de projeção orçamentos a montagem de Dre, Fluxo de caixa e, é claro análise de investimento.

Após realizar a pesquisa verificamos a existência de um mercado potencial muito atrativo e, para atuar neste novo mercado, precisará de altos investimentos cujos recursos a empresa não possui. Para tanto poderá recorrer a empréstimos, leasing e financiamentos. Desta forma necessitará fazer análise de custo do capital e para isto irá utilizar de conceitos financeiros e matemática financeira.

2-DESENVOLVIMENTO

A empresa Xpz terá que fazer um planejamento financeiro traçando metas e planos direcionados as atividades da empresa, visando alcançar os resultados almejados, que serão os lucros. O planejamento é muito importante, uma vez que vai ter uma visão antecipada da situação da empresa, verificando se a mesma terá condições financeiras de pagar despesas decorrentes do investimento, verificando possíveis necessidades de buscar financiamentos e empréstimos para a realização do projeto. O planejamento deve ser feito com muita de preparação, planificação, ações, etc.

Em um mercado econômico cheio de incertezas, crises econômicas e a grande concorrência, o planejamento bem feito, poder ser uma excelente ferramenta para o administrador e também algo muito importante para sobrevivência de toda e qualquer empresa nos dias de hoje.

No processo de planejamento financeiro

é necessário levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas forças não afetem a mesma, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada.

Para isso, é necessário um vasto conhecimento do negócio, dentre os fatores externos citam-se a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes e projetadas, aspectos tributários e aumento nos custos. (Mandelli, 2009).

Para um planejamento financeiro ser bem executado deve ter os demonstrativos orçamentários a seguir:

DRE - Demonstrativo do Resultado do Exercício – É um demonstrativo dinâmico dos resultados – lucros ou prejuízos - obtidos pela empresa em um determinado período. O resultado é obtido confrontando as receitas brutas com as despesas, resultando assim em lucro ou prejuízo. O lucro ou prejuízo do período é incorporado ao patrimônio da organização.

A DRE é o demonstrativo pelo qual as empresas apuram o resultado das atividades realizadas. Ele mostra as receitas brutas e vai deduzindo todas as despesas (impostos, custo das mercadorias vendidas, pessoal, etc. O DRE é elaborado com base nos orçamentos de vendas, de fabricação e de despesas e administrativas, dependendo das atividades realizadas pela empresa.

DFC- Demonstrativo do Fluxo de Caixa – É o demonstrativo que evidencia as entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. Este demonstrativo

é uma ferramenta muito importante e indispensável para qualquer empresa que pretenda alcançar o sucesso, pois serve é um instrumento de planejamento que possibilita o administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da sua empresa para períodos futuros. Esse demonstrativo é utilizado desde muito tempo pelas empresas, pois é um instrumento gerencial de grande importância administração financeira das entidades, prevendo os pagamentos e os recebimentos que acontecer na empresa. Ele possibilita um planejamento das entradas e saídas de recursos e faz com que os administradores das empresas se prepararem para cumprir suas obrigações, percebendo se ocorrerá deficiências de caixa e, se for o caso, fazer financiamentos, ou investir nas atividades ou fazer aplicações financeiras, caso haja disponibilidades de caixa.

Quando é feito o planejamento, é preciso verificar se está saindo conforme o planejado, pois é muito importante fazer esta análise, é a partir daí que vai se verificar as possíveis necessidades de correções para que a empresa consiga alcançar as metas traçadas. Só assim, a empresa deverá verificar não somente se está tudo saindo conforme o planejado, mas também os motivos pelos quais as coisas estão dando errado. E esse processo vai fazer com que a empresa tome as medidas corretivas com maior segurança.

A empresa XPZ deverá fazer uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com