TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Dissertações: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

FLUXO DE CAIXA..............................................................................................5

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................6

CONCLUSÃO....................................................................................................13

REFERÊNCIA....................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho sobre finanças empresariais iremos aprender que existem algumas ferramentas que são primordiais para o sucesso das organizações. Todo empresário, empreendedor seja, em qualquer área estratégica de negocio, se faz necessário o uso continuo das ferramentas administrativa a fim de avaliar, o momento certo para se investir, trabalhar os custos para que seu negócio prospere de forma positiva.

.OBJETIVO: O objetivo básico da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros. É neste contexto que se destaca o fluxo de caixa como um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável ainda em todo o processo de tomada de decisões financeiras. Conceitualmente, o fluxo de caixa é um instrumento que relaciona os ingressos e saídas (desembolsos) de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo. O fluxo de caixa é de fundamental importância para as empresas, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa de uma séria descontinuidade em suas operações. A manutenção de saldos de caixa propicia folga financeira imediata à empresa, revelando melhor capacidade de pagamento de suas obrigações.

FLUXOS DE CAIXA

INDÚSTRIA META SOLUÇÕES EM MÓVEIS PLANEJADOS LTDA

.

DESENVOLVIMENTO

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Fluxo de caixa. A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. Mas extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade.O Fluxo de Caixa é construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro. Por meio do Fluxo de Caixa, você pode avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio. A projeção do Fluxo de Caixa pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática.

Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas, o administrador possui uma ferramenta importante em seu trabalho.A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.

A sobrevivência das empresas e organizações depende significantemente de planejamentos. O planejamento é um processo construtivo onde qualquer negócio, qualquer estabelecimento deve-se adequar nesse processo Toda Empresa deve possuir orçamentos empresarias, para se adequar as formas de mercado. O orçamento empresarial ganhou destaque entre os anos 1950 e 1960, quando empresas fortes no mercado começaram a utilizar o orçamento em suas operações e com isso se expandiu mundialmente.As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão-de-obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiros.

Objetivo: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com