TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Monografias: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa fazer uma analise sobre os principais assuntos relacionados a economia brasileira, e como ele afeta na vida do cidadão.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados, é através dele que a empresa mantem o controle financeiro é de suma importância.

O controle e o Planejamento Financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação,em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro.

Ross et al (2002) afirmam que o Planejamento Financeiro estabelece o método pela quais as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais freqüente adotada pelas empresas é o crescimento.

E é neste contexto que o Planejamento Financeiro procura estabelecer suas ações e metas através de planejamento. O desenvolvimento do país e a alta do desemprego, as micro e pequenas empresas foram crescendo, tanto no comércio como na indústria e na prestação de serviços.

Existem empresas que traçam toda sua estratégia num minucioso mecanismo de planejamento. É uma forma de gerenciamento dentre várias. Porém o planejamento financeiro pode contemplar um orçamento gerencial de forma a associá-los às demais necessidade de controle. Por isso, o planejamento financeiro pode ser visto como uma ferramenta ampla no atendimento às necessidades de gerenciamento das empresas.

O Planejamento Financeiro é importante para que uma empresa poder atingir seus objetivos, e também é necessário porque as decisões de investimento e de financiamento são interdependentes e não devem ser tomadas isoladamente.

Então o resultado final do processo de planejamento financeiro é o plano financeiro, este por sua vez contém os elementos como: balanços, demonstrações de resultados, demonstrativos de origens e aplicações de recursos pro forma, já projetados.

DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS

DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO PROJETADO

FLUXO DE CAIXA PROJETADO

FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Os métodos ou formas para decidir fazer compras e vendas variam muito de pessoa para pessoa de acordo com a sua disponibilidade e objectivos.

É necessário seguir corretamente um método adquirido, ou mesmo um meio para que você possa melhor conhecer como funciona a sua empresa com as suas características individuais, e que só pode derivar da experiência.

Ao analisar o orçamento de capital estamos frente a um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como de como o projeto vai se pagar? Se o projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la? E ainda se esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

VALOR PRESENTE LÍQUIDO

O Valor Presente Líquido (VPL) é um método usado na avaliação de investimentos pela qual o valor de todas as entradas e saídas de um fluxo de caixa são calculados usando um taxa de juros fixada, geralmente a TMA, que resulta no custo do capital exigido pela aplicação ou investimento.

Este cálculo leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

É importante tem em mente o conceito de investimento economico como apresentado neste livro. A investimento em mercados financeiros é aqui considerado como uma aplicação.

TAXA INTERNA DE RETORNO

Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de juros com a qual o valor presente de um fluxo de caixa futuro analisado se iguala ao valor presente do investimento. A taxa de retorno permite descobrir e comparar o rendimento de uma aplicação com uma outra taxa para se saber se é ou não vantajoso.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com