TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Projeto de pesquisa: Finanças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, buscaremos aprimorar nossos conhecimentos sobre o tema finanças empresarias, demonstrando o fluxo de caixa da empresa Meta Soluções, esclarecendo as dúvidas expostas no desenvolvimento do trabalho, e demonstrando a importância de todas as fases de um planejamento estratégico na empresa, desde a análise do fluxo de caixa, orçamentação, projeção de investimentos, cuidados nas tomadas de decisões, ou seja os assuntos expostos no desenvolvimento do trabalho demonstrarão a importância e relevância de cada etapa, buscando sempre a melhor decisão para o sucesso da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Os diretores da empresa Meta Soluções, necessitam de informações financeiras e orçamentárias, buscaremos responder e sanar todas as dúvidas em relação as finanças empresariais da empresa.

fluxo de caixa

Relatório de Consultoria

Buscando esclarecer as dúvidas sobre finanças empresarias, comentaremos alguns aspectos, como a importância do fluxo de caixa.

O objetivo principal do fluxo de caixa projetado é informar como se comportará o fluxo de entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período, podendo ser projetado a curto ou a longo prazo. A curto prazo busca-se identificar os excessos de caixa ou a escassez de recursos dentro do período projetado, para que através dessas informações se possa traçar uma adequada política financeira. Além de identificar os possíveis excessos ou escassez de recursos, visa também obter outras informações importantes, tais como:

➢ verificar a capacidade da empresa de gerar os recursos necessários para custear suas operações;

➢ determinar o capital em giro no período;

➢ determinar o Índice de Eficiência Financeira da empresa. (IEF = capital em giro / capital de giro da empresa);

➢ determinar o grau de dependência de capitais de terceiros da empresa; etc.

Oque seria o custo de oportunidade? O custo de oportunidade é um conceito econômico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente econômico renuncia na hora de tomar uma decisão. Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.

O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimentos possíveis.

Exemplo de custo de oportunidade: um homem está disposto a investir as suas poupanças. Um banco oferece-lhe uma taxa de juro de 15% para realizar uma aplicação a prazo, ao passo que outra instituição financeira lhe sugere que invista em obrigações (títulos de crédito) com os quais irá lucrar juros a 12%. A pessoa opta por investir o seu dinheiro numa aplicação a prazo; o custo de oportunidade, por conseguinte, será equivalente a 12% dos ganhos que lhe teriam rendido as obrigações.

Nesse ambiente competitivo, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. Isto por si só já justifica a existências dos orçamentos. O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas por essas empresas. É a função orçamento que faz a previsão detalhada das receitas e despesas, abrangendo um período determinado de tempo, amplitude temporal que deve cobrir seu período operacional, dividindo-o em fases distintas – mês, trimestre, semestre, ano – de acordo com a peculiaridade das suas necessidades. Os dois principais exemplos de orçamentos são o Orçamento Econômico e o Orçamento Financeiro.

Outro referencial é o Payback Descontado que demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

O que vem a ser a Competência tributária, é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo, alíquota). Abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc. (princípio de que quem pode o menos pode o mais). Normalmente, quem tem competência é o sujeito ativo da relação jurídica tributária, pois também têm capacidade tributária ativa (aptidão para cobrá-lo). Mas nada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com