TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finaças Empresariais

Exames: Finaças Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Bacharelado em administração

4º Periodo –Administração de Empresas

Finanças Empresariais

Teresópolis

2013

Trabalho apresentado a disciplina Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof: Fabio Proença,Karen Manganotti,Vânia Silva,Janaina Vargas

PRODUÇÃO TEXTUAL

Finanças Empresariais

Introdução

As mudanças percebidas pelas organizações acontecem cada vez mais rapidamente e a globalização as obriga a competir em um mercado cada vez mais global. Isso leva as empresas a repensarem seus processos e controles de recursos, a fim de garantir sua sobrevivência.

Neste trabalho far-se-á a análise da administração financeira, sua importância para as organizações e também o papel do administrador financeiro frente aos desafios do novo mercado.

Desenvolvimento

Fluxo de caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros) em um período determinado.

Facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.

Ao analisar o fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, um saldo for positivo indica que a empresa está conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira.

O fluxo de caixa é um recurso fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir os caminhos a seguir.

O fluxo de caixa pode ser feito no formato de planilha (um modelo para fazer o fluxo de caixa), sendo que muitas planilhas se encontram disponível online. Muitas empresas efetuam esse controle financeiro com a ajuda de alguns programas informáticos como o Microsoft Office Excel.

.

O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente económico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).

Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.

O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimentos possíveis.

A macroeconomia considera que o custo de oportunidade apenas pode ser estabelecido a partir dos factores externos do investimento.

Exemplo de custo de oportunidade: um homem está disposto a investir as suas poupanças. Um banco oferece-lhe uma taxa de juro de 15% para realizar uma aplicação a prazo, ao passo que outra instituição financeira lhe sugere que invista em obrigações (títulos de crédito) com os quais irá lucrar juros a 12%. A pessoa opta por investir o seu dinheiro numa aplicação a prazo; o custo de oportunidade, por conseguinte, será equivalente a 12% dos ganhos que lhe teriam rendido as obrigações.

Sim,O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios.

Payback, que em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com