TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçoes Adm E Suas Teorias

Dissertações: Funçoes Adm E Suas Teorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

FIGURA 1: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E SUAS CARACTERÍSTICAS:

FONTE: (SILVA, 2002, p.10)

As funções administrativas e suas características são basicamente as mesmas, independentemente do tipo de empresa e sua estrutura organizacional. Muda apenas a ênfase de atuação. Existem diferentes teorias de administração, cada qual adota uma ênfase diferente. No total são cinco tipos de ênfase em uma organização: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. Todas as teorias administrativas apresentadas a seguir são válidas e aplicáveis às situações de hoje.

1.1.2. Principais teorias da administração e seus empreendedores

Fayol aponta a possibilidade e mesmo a necessidade de um ensino organizado, metódico da administração, de caráter geral para formar melhores administradores, a partir de suas aptidões, mas também qualidades pessoais. Na sua época, essa ideia era uma novidade. Postula também que, a administração consiste em uma ciência como as demais, por isso seu ensino nas escolas e universidades torna-se plenamente possível e necessário. (FAYOL apud CHIAVENATO, 1999).

De acordo com Chiavenato (1999), o significado e o conteúdo da administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento através da diferentes teorias que serão abordadas a seguir. O próprio conteúdo do estudo da administração varia enormemente de acordo com a teoria ou escola considerada. Normalmente, cada autor ou estudioso da administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teria.

Administração científica

No despontar do século XX, um engenheiro apresenta o primeiro trabalho a respeito da administração. Um americano, chamado Frederick Winslow Taylor, que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupando em aumentar a eficiência da indústria, por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho do operário. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por intermédio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. A abordagem da administração científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. (CHIAVENATO, 1999).

Frederick W. Taylor (1856-1915), nasce na Pensilvânia, Estados Unidos. Teve uma educação básica rígida e disciplinada, com conhecimentos clássicos de francês, de alemão viajando ocasionalmente para a Europa. Aos 18 anos, apesar de aprovado nos exames de Harvard para o curso de Direito, resolve iniciar o seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia, aí permanecendo por quatro anos. Já em 1878, muda-se para a Midvale Steel Co., também na Filadélfia, como trabalhador comum. Nessa empresa, passa de operário a engenheiro chefe, em 1884, por se ter graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, New Jersey, em 1883. Seus doze anos na Midvale (1878- 1889) serviram de base para as suas ideias sobre administração de oficinas. (SILVA, 2002).

Taylor conseguiu revolucionar os processos tradicionais dos métodos de trabalho, através da aplicação de métodos científicos a muitas empresas norteamericanas. Além de proporcionar maiores lucros aos patrões e de valorizar o trabalho dos operários, assegurou a todos uma prosperidade mútua, que se refletiu satisfatoriamente na própria riqueza do país. (SILVA, 2002).

Administração Clássica

Henri Fayol desenvolveu uma teoria chamada Teoria Clássica. Sua preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma, mas também disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) além das suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem da corrente anatômica e fisiologista é inversa à da administração científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Predominava a atenção para a estrutura organizacional, com os elementos da administração, com os princípios gerais da administração, com a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente eminentemente teórica, mas também administrativamente orientada. A ênfase na estrutura é a sua principal característica. (CHIAVENATO, 1999).

Henry Fayol (1841-1925) nasce em Constantinopla, em uma família burguesa. Educado no Liceu de Lion, na França, e em 1860 se torna engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne. Foi trabalhar nas atividades de mineração de carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentry- Fourchambault Company. Passou sua vida inteira trabalhando na mesma empresa, assim de 1860 a 1866 como engenheiro, fazendo notáveis avanços na técnica de combate aos incêndios subterrâneos que ocorriam na companhia.

Seu esforço foi recompensado com a promoção à gerente das minas Comentry, aos 25 anos. Seis anos mais tarde, assume a gerência de um grupo de minas. Em 1888, a empresa estava em dificuldades, pois os dividendos não eram pagos desde 1885. Chegou-se a diretor-geral, começando a revitalizar a companhia. Ele fechou a fundição de Fourchambault, centralizando a produção em Montluçon, outro local de atividade do consórcio, para ganhar em economia de escala. Fayol adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e em Jondreville. A nova companhia, denominada Comambault, se recuperou sob sua direção e continua até hoje como parte da Le Creusot Loire, o maior grupo de mineração e metalurgia na França Central. A partir dessas experiências na Comambault que desenvolve sua proposta de administração. (SILVA, 2002).

Teoria da burocracia

A administração burocrática teve sua origem na Europa, no início do século XX, como alternativa às teorias conhecidas, visto que buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com