TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GE CELMA: ANALISE DE GESTÃO DE PESSOAS E REPONSABLIDADE SOCIAL

Trabalho Escolar: GE CELMA: ANALISE DE GESTÃO DE PESSOAS E REPONSABLIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 7

GE CELMA: ANALISE DE GESTÃO DE PESSOAS E REPONSABLIDADE SOCIAL

A GE Celma tem uma política de Gestão de Pessoas bem estruturada atuando conjuntamente com as lideranças da companhia. Com um plano de crescimento forte tem como objetivos estratégicos os seguintes pontos:

• Atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento;

• Identificar e desenvolver a próxima geração de líderes;

• Acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores;

• Multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

Para conseguir incutir a estratégia de crescimento da companhia no dia a dia de cada colaborador o RH desenvolve ações que envolvem todos os níveis da organização no desenho do plano de ações e considera a participação de todos.

O desenho de cargos está bem estruturado cada área tem sua estrutura como podemos observar no organograma a seguir:

Além disso, o RH possui um mapeamento onde consegue visualizar a distribuição de seus colaboradores por:

• Nível de hierarquia e sexo;

• Distribuição do quadro por nível de escolaridade (nível médio e superior);

• Faixa etária (até 25 anos, de 26 a 45 anos e acima de 45 anos):

• Tempo de empresa (até 5 anos, de 5 a 10 anos e mais de 10 anos).

Entre os desafios do RH esta a de duplicar a capacidade produtiva, para suportar tal objetivo esta projetando todo seu foco no recruamento e capacitação, que serão aproximadamente 400 novas contratações.

Para o recrutamento de profissionais a companhia sempre que possível da preferência ao processo interno. A divulgação das vagas é feita internamente nos quadros de aviso, através de e-mail corporativo, também há oportunidade de outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios participarem do processo para isso a companhia usa um sistema próprio de abrangência mundial chamado COS – Career Opportunity System.

Para o publico externo a GE possui em seu site um link onde os candidatos interessados uma carreira na companhia podem cadastrar seu currículo.

Já para as vagas operacionais com alto grau de especialização a maior fonte de usada pelo RH são os estudantes técnicos, a organização investe forte nesse grupo desenvolvendo atividades em conjunto com o Senai.

O processo de seleção é aplicado de acordo com o cargo em questão, onde o candidato passa por uma entrevista realizada pelo RH juntamente com a área que requisitou a vaga, dinâmicas de grupos também fazem parte dessa fase, e quando o cargo exige um nível superior ocorre também testes de conhecimentos específicos.

A política de salários consiste em uma remuneração fixa e variável. A remuneração variável é composta pela Participação nos Resultados (PPR) onde todos os funcionários são beneficiados, pode chegar ao máximo de 1.8 salários. As metas para o PPR são negociadas no inicio de cada ano por uma comissão de funcionários junto à diretoria e homologado no sindicato, para os funcionários poderem acompanhar o andamento das metas todo mês junto com o contracheque é anexado um folheto informativo.

O bônus é a remuneração variável para os cargos de gerencia que são agrupados em bandas de senioridade de posição, e cada uma possui suas metas especificas. Dependendo do desempenho individual e do quanto se atingiu as mentas é feito o calculo do bônus que pode atingir o máximo de 4.5 salários.

A companhia também possui um plano de benefícios, que são:

• Plano de saúde – para todos os empregados e dependentes diretos;

• Plano odontológico;

• Reembolso de medicamento – Os empregados e seus dependentes diretos têm direito a reembolso de 80 % na compra de medicamentos com receita medica;

• Previdência privada – Este plano é custeado pela empresa e pelo funcionário. O percentual da empresa varia de 150 a 300 % sobre a contribuição do funcionário, dependendo de sua idade;

• Plano de compra de ações da GE – este é um plano internacional de compra de ações onde a empresa participa com 15 % sobre o valor investido pelo funcionário;

• Transporte contratado – visando facilitar o deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa;

• Refeitório – os empregados têm à disposição um restaurante que oferece café da manhã, refeições e lanches;

• Programa Apoiar – programa de aconselhamento, orientação e encaminhamento de problemas de ordem psicológica, jurídica, econômica, financeira e social;

• Berçário – benefício oferecido gratuitamente a filhos de funcionárias;

• Lazer – oferece uma área de lazer c/ espaço para televisão, mesa de sinuca, totó e tênis de mesa que pode ser utilizado pelos funcionários durante os intervalos das refeições;

• Seguro de vida – está disponível a todos os funcionários uma apólice de seguro de vida.

Entre o benefícios dados pela GE Celma podemos destacar o apoio aos funcionários e seus familiares com o serviço de atendimento 24hs pelo 0800, o qual auxilia em questões jurídicas como de direito de família, imobiliário, do consumidor, tributário, previdenciário. Questões psicológicas atendendo crianças, adolescentes, adultos, casais e demais familiares, com problemas pessoais, familiares, conjugais, distúrbios de aprendizado, orientação vocacional, redirecionamento de carreira, traumas de acidentes, assaltos, situações de violência, dependência química e problemas no trabalho. Ajuda na área financeira auxiliando na organização e estruturação das finanças pessoais. Tudo mantendo o absoluto sigilo sem prejudicar o colaborador em suas funções na companhia.

Podemos concluir que todas essas ações desenvolvidas pelo RH em conjunto com a diretoria da organização vem alinhar se com seu plano de crescimento e seus objetivos estratégicos. Pois quanto mais amparado e estimulado cada colaborador se sentir dentro da organização tendo suas necessidades profissionais e pessoais atendidas mais interesse em permanecer e se desenvolver ele terá.

A GE Celma tem um T&D bem estruturado junto ao RH, desenvolvendo treinamentos como o de integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com